A greve dos caminhoneiros puxada pela Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA) cuja convocação da paralisação se deu após encaminhamento de ofício ao governo federal em 15 de maio, solicitando atendimento de demandas urgentes antes da instalação de uma mesa de negociação, vem causando verdadeiros transtornos na sociedade e á deixando insustentável a gestão em todas as esferas de governo, em especial nas prefeituras que estão com seus serviços básicos comprometidos.
Muitos prefeitos vêm tomando decisões como forma de enfrentar a crise, principalmente pela falta de combustíveis nos postos de abastecimento, a exemplo do prefeito de Retirolândia, município localizado no território do sisal, Alivanaldo Martins dos Santos (PSC). Veja o vídeo
Vonte do Merim, como é conhecido, postou um vídeo em sua rede social, onde aparece ao lado de três secretários e externa as decisões tomadas, ou seja, desde sábado, dia 26, só funciona os veículos de emergência a exemplo de ambulâncias e aqueles utilizados na coleta de lixo. “Patrol, retroescavadeira, caçambas e os ônibus escolares, foram paralisados. Tão logo seja finalizada a greve que tem inviabilizado a chegada de combustíveis nos postos de abastecimento, a situação será normalizada”, garantiu Vonte do Merim.
O secretário de administração da prefeitura de São José do Jacuípe, município localizado no território do Jacuípe, Jucival Rios, relatou que após se reunir com o prefeito Erismar Almeida Souza (PV), ficou decidido que os veículos que compõem a frota do município, bem como os contratados para realizarem transportes para atividades ligadas a todas as secretarias, estarão suspensas até que a situação seja normalizada, exceto o transporte escolar que seguirá suas atividades enquanto estiverem abastecidos.
O prefeito de Sítio do Quinto, localizado no território Nordeste II, Jair Jesus dos Santos (PSD), falou ao CN que ao saber da greve e a dimensão que estava tomando, manteve contato com o posto de combustível que venceu a licitação e pediu a compreensão do proprietário para deixar uma reserva para ser usada pelas ambulâncias. A medida de suspensão dos demais veículos que integram a frota da Prefeitura foi comunicada aos municípios através de um banner e um áudio divulgado nas redes sociais.
O prefeito Reginaldo Sampaio Silva (MDB), de Quixabeira, município situado do território do Jacuípe, falou ao CN que na sexta-feira, dia 26, fez reserva de combustível para manter os atendimentos aos veículos da saúde, o que lhe garante atendimento por, no maximo, seis dias, tendo em vista que os postos de combustíveis do município zeraram seu estoque na quinta-feira, dia 14.
“Na segunda-feira estaremos suspendendo as aulas temporariamente até que se volte à normalidade. Os serviços de coleta de lixo continuam durante esta semana, tendo em vista que estando com todos os veículos desta área abastecidos, porém com estoque zerado, já estou preocupado com a situação se prosseguir esta greve, mas a nossa prioridade será atendimento emergências nas unidades básicas de saúde”, falou Reginaldo Sampaio.
Em Gavião, município localizado no território do Jacuípe, as aulas foram suspensas, a empresas que entregam os alimentos usados na merenda escolar conseguiram entregar e o estoque acabou, além das ambulâncias que estão sem combustíveis. “Nosso município tem três ambulâncias e apenas uma tem combustível e não recolhemos para que fique em stand-by”, falou para o Calila Nwes, Raul Soares Moura Junior (PSD), prefeito do município, mais conhecido como Raulzinho – Ouça
Em Sátiro Dias, a situação começou a se agravar na sexta-feira, 25, quando o ônibus que leva passageiros para tratamento de saúde fora do domicilio, não teve como viajar por falta de combustível. Segundo o prefeito Marivaldo da Cruz Alves (DEM), os veículos pequenos não farão viagens e o combustível que ainda tem nos tanques serão remanejados, caso necessite, para as viagens de urgência das ambulâncias. As aulas também foram suspensas.
Qual a situação em seu município e quais as medidas que estão sendo tomadas? Informe ao Calila Noticias pelo e-mail [email protected] ou pelos WhatstApp 75.99167.3409 (Valdemi de Assis) e 75.99111.3435 (Raimundo Mascarenhas).