Durante o ato de inauguração da Agência da Previdência Social, na manhã de sexta-feira dia 04, em Santaluz, município localizado no território do sisal, o vice-prefeito de Santaluz, Márcio Oliveira (PSL), mais conhecido por Marcinho da CLN, informou em seu discurso que não irá disputar a eleição para deputado estadual, conforme divulgado pelo CN no mês passado.
Marcinho disse que avaliou o momento político, a questão do coeficiente eleitoral e por ter decido muito próximo a período eleitoral, o que não lhe permitirá fazer uma boa pré-campanha e o período da campanha é muito curto. “Esta não é a minha hora. Ela vai chegar e quero agradecer a todos que apoiaram meu desejo, mas continuou firme da luta para que as pessoas tenham uma condição de vida melhor, a exemplo do emprenho para que essa agência funcionasse”, falou Marcinho.
Historicamente ligado ao grupo do ex-deputado Joelcio Martins (MDB), Marcinho e seu familiares desvincularam o pmdebista há quase uma década e passou a caminhar junto com o ex-prefeito Júnior do Max (PSD), tendo rompido logo após tomar posse como vice-prefeito de Quitéria Araújo (esposa de Junior) começando a “carreira solo” na política.
Desde o rompimento com Joélcio Martins (MDB), a primeira vez que se encontraram e participaram juntos de um evento foi na manhã de sexta-feira no ato de inauguração da APS, estando juntos no aeroporto de Valente, onde recepcionaram as autoridades e almoçaram em um restaurante da cidade.
Marcinho disse que ainda não conversou com Joélcio Martins sobre política e campanha eleitoral, até por que os Martins têm seus candidatos para eleição de outubro. Joelcio confirmou que ainda não conversaram, mas irá caminhar junto rumo ao pleito de outubro, pois ambos apoiam a candidatura de José Ronaldo para governador e sua presença neste ato era em função da presença do Democrata no evento. Marcinho disse que ainda não decidiu quem irá apoiar para deputado estadual.
Outros assuntos que rolaram antes e depois da inauguração
Presença de José Ronaldo – O ex-prefeito de Feira de Santana e pré-candidato a governador, José Ronaldo de Carvalho (DEM), foi recepcionado no campo de pouso de Valente e já chegou falando de política e afirmou que está satisfeito com o desenrolar da pré-campanha deslanchada no dia 07 de abril. Segundo ele já abriu espaço em mais de 90 municípios do estado e “Santaluz é o 20º município a ser visitado e estamos com agenda da próxima semana totalmente lotada”, falou Zé.
O pré-candidato ainda no aeroporto de Valente concedeu uma entrevista ao Calila e disse que se eleito irá resolver o problema de regulação na saúde da Bahia.
Questionado sobre a composição da chapa, José Ronaldo disse que “não tem agonia” e irá conversar com todos. “Imagine que ao longo da minha vida política sempre conversei com os opostos e os atrair. Vamos conversar com João Gualberto e com João Santana, pois quero o apoio do MDB e só fecho a chapa após o PSDB decidir, pois uma vaga da nossa chapa é do PSDB”, concluiu o pré-candidato a governo pelo Democrata enquanto seguia para Santaluz. No ato de inauguração da APS.
Joélcio Martins afirmou que irá repetir seu apoio ao deputado Luciano Simões, que era do MDB e migrou recentemente para o DEM. Luciano afirmou seu apoio ao ex-prefeito de Feira de Santana José Ronaldo por entender que irá transformar a Bahia.
O deputado Tom Araújo também elogiou José Ronaldo ao dizer que era um homem comprometido com a vida pública e um não tinha nada que manchasse sua conduta neste momento onde os políticos estão sendo alvo de tantas investigações. Discursando em um município onde o MDB é histórico, Tom disse que, apesar dos políticos que foram pegos com malas de dinheiros (não citou nomes), a imprensa generaliza e coloca todos como iguais, “o que não é verdade”, disse.
O deputado federal Elmar Nascimento (DEM) falou dos tempos difíceis no mundo da política com a intensificação da corrupção na administração publica, ou seja, “estão assaltando os cofres públicos”, falou o Democrata. O parlamentar falou da coragem de José Ronaldo em renunciar a Prefeitura de Feira de Santana para disputar o governo do estado.
Em uma mesa formada por políticos da direita, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais, José Hamilton, era o único membro do PT e ouviu todos os discursos insinuando criticas e direcionamentos dos atos de corrupções ao partido que ele já presidiu no município. Para José Hamilton isto faz parte do processo político, mas lembrou a postura do deputado federal Elmar Nascimento no Congresso Nacional.