
Com o objetivo de contribuir para o fortalecimento da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Território do Sisal, visando o desenvolvimento rural e local sustentável, a divulgação dos produtos da agricultura familiar, o intercâmbio de experiências, o acesso ao mercado justo, comercialização e a geração de renda, teve inicio na manhã desta sexta-feira (11) e segue até o fim da tarde de sábado (12), a 9ª Feira da Agricultura Familiar, Economia Solidária e Reforma Agrária do Território do Sisal (FEIRAFES). O evento irá se estender até a madrugada de domingo, pois, fazendo parte da Feira está a noite cultural com várias bandas no palco fixo na Praça da Jazida.
A abertura oficial aconteceu na Casa da Cultural Brasil onde contou com as presenças de autoridades e representantes territoriais e do Estado, além de diversas caravanas dos Territórios Sisal, Bacia do Jacuípe, Portal do Sertão e Semiárido Nordeste II. Representaram o governo do estado o presidente da CAR, Wilson Dias, a superintendente de Inclusão e Segurança Alimentar, Rose Edna Mata Vianna Pondé e Osni Cardoso, assessor do governador Rui Costa. A ex-secretária Emprego, Renda e Esporte (Setre), Olívia Santana, o ex-prefeito de Valente, Ismael Ferreira e a deputada Fátima Nunes, Rosival Leite presidente da FETRAF, também compareceram representantes do Banco do Nordeste além de outros convidados.

Para José Silva, secretário executivo do CONSISAL, um dos idealizadores da FEIRAFES, foi quem abriu os discursos e falou que o evento tomou uma dimensão muito grande e foi necessário fazer uma seleção dos pedidos que chegaram para expor produtos e não teve como contemplar a todos. “Nossa feira passou do semi-árido baiano para ser uma feira da Bahia. Nossa feira é um conjunto de atividades e fortalecimento da cultura”, explicou Zé Silva.

De acordo com Zé Silva está só começando a 9ª Feira e muita gente já vive a expectativa da 10ª pelo simbolismo que é.”Aumenta nossa responsabilidade, aumenta nosso trabalho mas quando iniciamos previamos o crescimento e temos que estar prontos para trabalhar”, disse Zé Silva ao Calila Noticias.

O Coordenador geral da FATRES, Urbano de Carvalho agradeceu aos parceiros, em especial, a equipe da Prefeitura de Valente, considerando de suma importância e falou ser quase que impossível realizar o evento sem essa parceria.

Um momento de grande satisfação na abertura da Feira foi quando o presidente da Câmara Municipal de Valente Djalma Santana da Silva Neto (PSB), conhecido Netinho Tur entregou a Urbano um oficio que coloca a FEIRAFES no calendário oficial do Município.De autoria de Netinho, a Câmara aprovou de forma unânime e o evento deverá acontecer sempre na segunda semana de maio.

O prefeito falou ao CN que não poderia ficar ausente deste evento e desde de 2017 vem contribuindo em tudo que foi solicitado por entender que a FATRES é uma referência no estado, “apesar de alguns duvidarem, não nos omitimos em nada e nossa gestão tem como objetivo pensar no bem comum e com esse tipo de parceria, todos saem ganhando”. Ouça

Ao finalizar a solenidade de abertura da FEIRAFES na Casa da Cultura os participantes conheceram os stands que estão comercializando diversos produtos da agricultura familiar e economia solidária, entre eles o artesanato indígena. Índios da Aldeia Kiriri mostraram que com o passar dos tempos mantêm a tradição do artesanoato.
Ouça o resumo da entrevista de Netinho Tur e Urbano Carvalho na reportagem de Vilmara de Assis