Terminou nesta quinta-feira, 28, a terceira rodada da primeira fase da Copa do Mundo da Rússia quando também foram conhecidas as 16 seleções que continuarão em busca do troféu de campeão. As melhores seleções até o fechamento da fase de grupos foram: Bélgica que venceu os três jogos, marcou 9 gols e sofreu 2, Croácia também alcançou 100% de aproveitamento, marcou 7 gols e sofreu 1 e em terceiro o Uruguay que alcançou os 9 pontos, marcou menos gols que Bélgica e Croácia (5), mas fecha a fase como única defesa que não sofreu gol.
Três seleções se classificaram com 7 pontos, duas vitórias e um empate. Brasil ficou com a 4ª melhor campanha com 4 gols de saldo, Suíça com 2 de saldo em 5º e França também com dois de saldo, mas fica em sexto por ter marcado menos gols que os suíços, 3 contra 5.
Cinco se classificaram com duas vitórias (6 pontos). Pela ordem de melhor posição: Inglaterra em 7º com 5 gols de saldo, Rússia em 8º, 4 gols de saldo, Colômbia e Suécia 9º/10º com 3 gols de saldo a posição seria decidida nos cartões amarelos. Ambas conseguiram ser primeiro em seus grupos (H e F) e México zero de saldo 11º.
Três seleções conseguiram classificação com 5 pontos (1 vitória e dois empates). Espanha 12º com um gol de saldo, Portugal 13º com um gol de saldo, mas a seleção de Cristiano Ronaldo marcou um gol a menos, e 14º Dinamarca com pior ataque entre os classificados, marcou apenas 2 gols e sofreu 1.
Por fim, as duas seleções classificadas com apenas 4 pontos (1 vitória e um empate) Japão 15º marcou 4 gols e sofreu 4, saldo zero. Japão e Senegal empataram em todos os critérios, mas por ter dois cartões amarelos a menos, o japoneses ficaram com a vaga, ou seja, prevaleceu a melhor disciplina. Argentina 16º marcou 3 e sofreu 5. Saldo – 2.
Redação CN