A Comissão Intersetorial do Selo Unicef – Valente, Município Aprovado 2017 a 2020 – se reuniu na manhã desta quinta-feira, 28, com o prefeito Marcos Adriano Araújo e os demais representantes das secretarias municipais de Educação, Saúde e Ação Social.
Na oportunidade, foi criada a comissão intersetorial municipal e discutida a formação de um plano de ação para o Município, a plataforma de trabalho e as ferramentas de avaliação de indicadores e resultados sistêmicos, a criação do Núcleo de Adolescente (Nuca), com a participação do presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), Walker Mota. “Nada melhor do que colocar as crianças e jovens no centro dessas discussões e execuções dessas políticas públicas”.
Durante a reunião, a articuladora municipal Joelma Oliveira, ressaltou o trabalho da gestão municipal para melhorar os índices no que tange a taxa de abandono no ensino fundamental, percentual de crianças beneficiadas pelo BPC que estão na escola, distorção de idade-série, entre outros índices para equilibrar o protagonismo juvenil dentro do processo. “Melhorar os índices dos indicadores referentes aos anos 2015 e 2016 que estão em grande maioria no vermelho”.
O prefeito Marcos Adriano frisa que um dos principais objetivos de sua gestão é cuidar dos suas crianças e adolescentes e o resultado disso é o Selo Unicef. “Tudo que estamos fazendo é para promover uma melhor qualidade de vida para esse público tão importante no futuro de nosso país. O selo é de fundamental importância, é uma ferramenta democrática, positiva, que pode fazer uma diferença muito grande na formação de nossos cenários, nos ajuda a planejar e executar a melhor nossas ações nos atendimentos sociais. Contamos com a participação efetiva de todos os atores comprometidos e do protagonismo juvenil do nosso município”, disse.
A adesão foi feita em 2017 e o Fórum deverá acontecer até 30 de agosto deste ano.
Selo Unicef
O Selo é uma certificação de padrão internacional que reconhece os esforços dos municípios que mais avançam na implementação de ações, programas e políticas públicas em favor da infância.
Os municípios que se inscrevem no Selo assumem o compromisso de elaborar um diagnóstico participativo da situação da população de até 17 anos e um Plano Municipal de Ação para enfrentar os principais problemas que afetam meninas e meninos. São analisados índices como Mortalidade infantil, Óbito materno e infantil, Pré-natal, taxa de abandono no ensino fundamental, distorção idade-série do ensino fundamental e percentual de crianças de até 1 ano com registro civil.
Para saber mais sobre o Selo Unicef acesse: http://www.selounicef.
Fonte: ASCOM PMV