Nove casais homoafetivos se casaram durante uma cerimônia coletiva gratuita, em Salvador, no final da tarde desta quinta-feira (28), Dia Internacional do Orgulho LGBT. Realizado na sede do Ministério Público da Bahia (MP-BA), no Centro Administrativo do estado (Cab), o evento reuniu familiares e amigos dos noivos.
Esta foi a primeira cerimônia feita pelo projeto “Sim ao Amor”, do MP, em Salvador e a segunda no estado da Bahia. O primeiro ocorreu em julho de 2016, na cidade de Santo Amaro, no Recôncavo da Bahia. Na oportunidade, três casais celebraram a união civil.
‘Sim ao Amor’
De acordo com o MP, o objetivo do “Sim ao Amor” é promover o reconhecimento social e judicial das uniões homoafetivas, com a realização de matrimônios civis de lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, transgêneros e travestis.
O projeto é uma iniciativa do Grupo de Atuação Especial em Defesa da Mulher (Gedem) e do Grupo de Atuação Especial de Proteção dos Direitos Humanos e Combate à Discriminação (Gedhis), com o apoio estratégico do Centro Operacional de Defesa dos Direitos Humanos (Caodh), coordenado pela promotora de Justiça Márcia Teixeira.
Segundo o MP, o projeto conta com o apoio da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA), Comarca de Salvador, Grupo Gay da Bahia (GGB), Grupo Enlace, Grupo Família pela Diversidade, Cartório de Nazaré, além de empresas privadas, que auxiliam na produção dos casais.
Entidades interessadas em apoiar o projeto podem entrar em contato com o Gedem pelo telefone 3321-1949.
Fonte: G1/BA