Termina nesta quinta-feira (28) o prazo para que os aprovados no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2018.2 sejam matriculados nas instituições de ensino em que foram aprovados. Mais de 57 mil vagas foram ofertadas nesta segunda edição cujo resultado foi anunciado em 18 de junho. Estudantes “devem observar os dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição em seu edital próprio” segundo informações do sistema informatizado do Ministério da Educação (MEC).
Ontem (27) terminou o período de manifestação de interesse na lista de espera por parte dos candidatos reprovados no processo seletivo. “Tentei o SiSU 2018.2, mas não fui aprovado e não têm vagas disponíveis na lista de espera”, comenta o estudante de 21 anos, Matheus Feitosa de Souza.
Nesta etapa, a quantidade de vagas não preenchidas após o período de matrículas na chamada regular é um fator importante para a convocação dos candidatos à lista de espera SiSU 2018. Consequentemente, nem todos os cursos estiveram disponíveis. Graduações mais concorridas, em geral, tendem a disponibilizar menos vagas na lista de espera, como é o caso de Medicina. “Por conta disso, estou me preparando para o Enem no final do ano e vou tentar o SiSU 2019, completa o estudante que já participou outras vezes do processo seletivo.
Embora o desejo da aprovação seja grande, e diante da dedicação empenhada para o alcance do objetivo, entende que a preparação para o Enem é mais intensa por lidar com concorrentes qualificados. “O foco é importante porque, quando se trata de medicina, não lidamos com qualquer concorrente. São pessoas que estudam várias horas por dia e estão se preparando há anos. Tem que haver um estudo redobrado”, avalia Matheus.
Mais de 57 mil vagas foram autorizadas somente nesta edição do processo seletivo em 86 IES: 37 universidades, 27 Institutos de Educação, Ciência e Tecnologia, dois Centro Federal de Educação Tecnológica, um Centro Universitários e uma Faculdade.
Tunísia Cores – Ascom Educa Mais Brasil