Tem crescido muito a difusão de notícias falsas ou “Fake News”. Visam divulgar dados inexistentes ou distorcidos, tendentes a enganar, e até, manipular o destinatário. Podem influenciar opções políticas, favorecer lucros econômicos, gerar mal entendidos e divisões entre pessoas, famílias e nações.
AS NOTÍCIAS falsas, na internet, tem encontrado um canal de divulgação privilegiado, porém não são um fenômeno novo. Há muito tempo estão presentes, em jornais, revistas, emissoras de rádio e de televisão. Propagam informações falsas com o objetivo de defender seus interesses. Com as redes sociais, essa possibilidade aumentou, pela facilidade com que, por meio delas, qualquer pessoa consegue criar ou retransmitir notícias.
A DIFICULDADE em desvendar e erradicar as “Fake News” – Noticias Falsas – é devida ao fato de pessoas interagirem muitas vezes dentro de ambientes digitais homogêneos e impermeáveis a perspectivas e opiniões divergentes. Esta lógica da desinformação tem êxito, porque, em vez de haver um confronto sadio com outras fontes de informação, corre-se o risco de difundir opiniões tendenciosas e infundadas.
MAS O QUE FAZER diante de mentiras que circulam mais facilmente no ambiente digital? Como combatê-las e agir, preventivamente, para não ajudar a disseminar as falsas noticias? A comunicação é caminho para construir a comunhão entre pessoas. Por isso, para discernir o que está a serviço da verdade, é preciso buscar e partilhar o que favorece a comunhão, o bem comum e evitar atitudes que estimulem divisões.
O PAPA Francisco na mensagem: “A verdade nos fará livres, notícias falsas e jornalismo de paz” nos motiva a estar atentos a essa realidade e, à luz do Evangelho, colaborar na promoção e publicação de notícias que transmitam a verdade e, portanto, estimulem a união entre pessoas e comunidades.
A PALAVRA de Deus denuncia a gravidade das noticias falsas: “Vós sois do diabo, nele não há verdade, quando ele mente, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira” (Jo 8,44). As redes sociais, que interliga pessoas e lugares, não pode ser o espaço de mentiras, mas um ambiente que favoreça o cultivo da verdade. “A verdade vos fará livres” (Jo 8,36).
Dom Itamar Vian
Arcebispo Emérito