Foi inaugurada em Conceição do Coité na manhã desta sexta-feira, 31/08, a mais nova agência da Cooperativa de Crédito rural ASCOOB SISAL. A agência fica num ponto bastante estratégico, no centro comercial da cidade, esquina entre as ruas Amâncio Mota e Antônio Calixto da Cunha, próximo ao ponto do Distrito de Salgadália, onde por mais de quatro décadas funcionou a GFerreira, loja que tinha como público alvo os agricultores, eles que também têm papel fundamental no crescimento do cooperativismo de crédito.
O ato de inauguração contou com a presença dos principais lideres do cooperativismo de credito da região e porque não dizer da Bahia e do Nordeste, pois, marcou presença, além da Diretoria da ASCOOB Sisal que tem a matriz em Serrinha, o diretor presidente da ASCOOB Central, Cosme Arisvaldo; José Paulo Crisóstomo Ferreira, integrante do Conselho de Administração do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop); diretores de outras Ascoob, da FATRES, sindicatos, prefeito do Município Francisco de Assis, presidente da Câmara Danilo Ramos entre outras autoridades.
O diretor – presidente da ASCOOB Sisal Antônio Cláudio Oliveira Santiago disse que há três anos a diretoria vem planejando abrir uma agência em Coité e finalmente aconteceu, e tem certeza que essa parceria entre Ascoob e o município de Conceição do Coité vai gerar muitos frutos.
Cláudio disse que acredita no sucesso em Coité, tomando como base Salgadália onde já existe uma agência que vem correspondendo e superando as expectativas, tendo hoje mais de 1.600 associados. ” Vamos trabalhar muito para tornar essa agência da sede de Coité uma das maiores da rede Ascoob Sisal, pois, sabemos do potencial do comércio e vamos apresentar nossos produtos e serviços para que em tempo breve, tenhamos uma grande quantidade de associados”, afirmou Antônio Cláudio.
Cosme Arisvaldo tem a grande missão de presidir a ASCOOB Central que atua numa área bastante abrangente, além das cooperativas de credito a exemplo da ASCOOB Sisal, ASCOOB Itapicuru, Ascoob Cooperar, seu trabalho se estende para os estados de Sergipe e Alagoas, sempre apresentando, defendendo e expandindo o cooperativismo.
Segundo ele Coité está sendo mais uma grande centro a receber um agência do Sistema Ascoob que irá oferecer as melhores taxas do mercado, os menores juros aos cooperados, “e aquele que ainda não abriu a conta na Ascoob, que não é um cooperado, aproveite a oportunidade. Temos aqui produtos e serviços adequados, tanto para o comercio local, micros e pequenos empreendedores e também para os agricultores familiares. Então o Ascoob vem com o objetivo e a missão de promover o desenvolvimento local de Coité e contribuir para o empoderamento financeiro das pessoas e a promoção e inclusão social”, finalizou Ari.
O prefeito Assis prometeu que a Prefeitura irá apoiar a Ascoob em Coité, segundo ele, o cooperativismo de crédito funciona como regulador do mercado, pois, enquanto os bancos tradicionais (Brasil, Caixa, Bradesco, entre outros) cobram taxa abusivas no Brasil, uma das mais altas do mundo, “esta entidade que funciona como cooperativa de crédito tem duas vantagens; Primeiro ela funciona como reguladora do mercado, ela consegue colocar juros mais baixos. Segundo, todo lucro que ela tem, os dividendos são distribuídos para um quantitativo muito maior de pessoas, no caso os associados e o dinheiro fica na região,” disse Assis que antes de assumir a Prefeitura cumpria a missão de funcionário da Caixa Econômica de Coité.
Após os discursos aconteceu o corte da fita para marcar a inauguração e todos puderam conhecer as instalações.
O diretor operacional da cooperativa de crédito Gelvane Santiago disse que a agência será aberta na próxima segunda-feira a partir das 10h e o novo associado não terá nenhuma dificuldade para abrir a conta, basta levar RG e CPF, comprovante de residencia e a quantia minima de R$ 55,00 o que permite o acesso a todos os serviços Ascoob.
Gelvane ressaltou que o fato de ser cooperativa tem um trabalho menos burocrático que os bancos convencionais, mesmo oferecendo praticamente tudo que as grandes instituições financeiras oferecem. “Geralmente a gente diz que os que os bancos não querem, a Ascoob quer, esse público que tem dificuldade de acesso a gente abraça”, falou Gelvane.
Outro fator importante colocado em pratica pela Ascoob é a geração de emprego, colocando pessoas da cidade para trabalhar sempre que uma nova agência é aberta. No caso de Coité são quatro funcionários atuando internamente e um agente de crédito.
A Ascoob Sisal abriu a primeira agência em Serrinha em novembro de 1991 de lá para cá já vem oferecendo os serviços no Bairro da Cidade Nova também em Serrinha, Ichu, Lamarão, Biritinga, Barrocas, Distrito de Salgadália, e outras quatro incorporadas nas cidades de Valença, Taperóa, Ituberá e Grapiúna no Baixo Sul do estado da Bahia.
Cerca de 30 mil associados, com um volume de recursos no valor de R$ 50 milhões (volume de recursos girado dentro da cooperativa), emprega cerca de 80 funcionários que eles chamam de colaboradores.
CN