O Bahia garantiu a classificação para as oitavas de final da Copa Sul-Americana na noite desta quarta-feira, 08, após empatar com o Cerro em Montevidéu por 1 a 1. O Tricolor entrou em campo podendo perder por até 1 a 0, mas as chances aumentaram quando abriu o placar com Zé Rafael com um chute de fora da área aos 18 minutos, a bola resvalou num jogador do Cerro e enganou o goleiro.
Com um gol sofrido os uruguaios precisavam fazer quatro e não levar mais nenhum, mas o Bahia estava muito seguro na defesa e marcava bem no meio de campo e pouco se arriscou no ataque em busca do segundo gol. Já o Cerro com maior posse de bola errava muitos passes e exigiu algumas defesas do goleiro Anderson, mas não aconteceu aquela blitz dentro da área do Bahia como é muito comum através das equipes que jogam em casa, com apoio da torcida e precisando de muitos gols. A primeira etapa terminou com o Bahia na frente.
O segundo tempo os jogadores começaram enfrentando um adversário que não estão muito acostumados, uma garoa acompanhada de muito frio. Os uruguaios correram em busca do empate e alcançar os gols necessários e passaram a pressionar e exigir mais da zaga e do goleiro Anderson. A situação veio a piorar aos 13 minutos quando o meia Nilton foi expulso após cometer falta, recebeu o segundo amarelo e o vermelho.
Se o Cerro já estava pressionando, com um jogador a mais intensificou ainda mais e conseguiu empatar o jogo cerca de 3 minutos depois de Nilton ter sido expulso. Enderson Moreira trocou Régis por Elton, jogador de marcação e o Bahia praticamente deixou de jogar no ataque, não conseguindo criar nem mesmo os contra-ataques, colocou depois Junior Brumando que também ficou na marcação e não teve chances de atacar.
Mas conseguiu segurar a pressão, com boa atuação de Anderson e toda defesa garantiu o empate e vai enfrentar nas oitavas de final o vencedor de Botafogo-RJ ou Nacional do Paraguai.