A quadra do Educandário Divino Mestre em Conceição do Coité ficou lotada na noite de sexta-feira, 03, para um grande ato politico que tinha como principal finalidade a apresentação de Alex da Piatã (PSD) e Afonso Florenece (PT), como pré-candidatos a deputados, ambos estão com mandatos e vão em busca da reeleição, sendo Alex para Assembleia Legislativa do Estado e Afonso pra Câmara Federal.
Na condição de anfitrião, o gabinete de Alex ficou com a incumbência convidar lideranças de outras cidades e se fez presente prefeitos,vices, vereadores e demais lideranças de mais de 20 municípios onde o deputado é votado, um deles, o vice-prefeito de Rio do Pires distante 800 km de Coité viajou 12 horas de carro para prestigiar o evento.
A ato em si não foi diferente de outros promovidos pelo grupo liderado por Assis, quando ocorreu o lançamento da campanha de 2012 sendo encabeçado por ele e Alex vencendo as eleições municipais, dois anos depois o lançamento da campanha de Alex deputado e 2016, novo lançamento de campanha de reeleição de Assis, tendo na vice Genivalda Pinto da Silva (PSD) conhecida por Val, esposa de Alex.
O que pôde ser visto na apresentação dos candidatos no Educandário Divino Mestre foi a manutenção da dobradinha PT/PSD na disputa de 2016 (Assis e Val) e agora Afonso e Alex.
O prefeito Assis em seu discurso, antes de apresentar seus pré-candidatos, aproveitando a presença de muitos que nunca tinham vindo a Coité, fez um resumo da sua vida pública, a união com Alex e período que teve de relação abalada, o trabalho feito pelo município, transparecia com o dinheiro público, seu processo de cassação juntamente com Val (cassados mas sem perder nenhum direito político), o processo de Lula que ele não admite sua condenação, enfim, os políticos que vieram tiveram uma noção de quem é o gestor coiteense e seus ideais em cerca de 30 minutos.
Ao apresentar os pré-candidatos ele chamou Afonso Florence que foi votado em Coité nas duas últimas eleições tendo sido apoiado pelos vereadores Danilo e Betão. Ele não tinha o apoio direto de Assis, já que o prefeito apoiou em três eleições consecutivas Emiliano José, embora tenha sido bem votado em Coité não conseguiu votação suficiente para se eleger. Afonso ganha o apoio de Assis, mas perde do vereador Betão que vai apoiar Zé Neto que pela primeira vai concorrer a uma das 39 cadeiras baianas na Câmara Federal.
Sobre Alex, Assis lembrou da união importante, do trabalho em conjunto e explicou em público até o momento de desavença vivida entre ambos, mesmo reconhecendo que juntos conseguiram quebrar uma oligarquia de 40 anos. Repercutiu na cidade que ambos estavam de relações politicas cortadas, e Assis explicou em público o ocorrido e ao mesmo tempo chamou Alex e disse que mais uma vez ele será o candidato apoiado por ele e o grupo que lhe acompanha.
Assis explicou a decisão de ter escolhido Afonso para apoiá-lo, ele lembra que o deputado já foi votado no município e em razão de ter apoiado Emiliano que este ano não se candidatou. Reafirma o voto a Alex e disse que terá o mesmo empenho da eleição passada para dar a maior quantidade de votos possível a ambos. Ouça
Afonso disse ter deixado Coité muito empolgado pelo que viu, quadra lotada de pessoas vibrantes, situação muito parecidas com outras que ele presenciou e terminou sempre de forma vitoriosa. Ao Calila News ele disse que recebe com muita honra o apoio de Assis. Ouça
Alex foi o último a discursar e fez um discurso parecido com o de Assis quando lembrou do inicio de sua caminhada tendo se candidatado a prefeito em 2008 pelo PMDB numa disputa que tinha Assis pelo PT e Renato Souza (PP) candidato do grupo que liderava o município há mais de três décadas e o resultado foi a derrota dele e Assis, mas a soma de votos de ambos venceria o pleito.
O desejo de ambos era quebrar uma sequencia de mandatos de um só grupo e chegaram ao consenso se unindo em 2012 e o resultado foi a vitória com mais de três mil votos de frente. Alex, durante o discurso, também comentou momentos de desavença entre ele e Assis, e segundo ele, nada que pudesse ser maior que o projeto que ambos pensaram para mudar a realidade de Coité e que ali estavam mais uma vez sem arestas e como o mesmo ideal que é reeleger Rui, eleger Coronel e Wagner para o Senado e caminhar lado a lado com Afonso.
Alex não escondeu a emoção ao registar a presença de lideranças politicas que vieram de várias cidades da Bahia atendendo a seu convite. Ele que em 2014 contou com apoio de apenas de um prefeito, Assis, e ao longo de quase quatro anos conquistou dezenas de prefeitos apoiadores em várias regiões do estado, a grande maioria esteve no evento. Para ele este é o grande motivo de fazer política. Ouça
O vice-prefeito de Rio do Pires, município do Centro Sul da Bahia, Josenilton popularmente conhecido por ‘Déi’ percorreu 800 km para acompanhar esse ato em Coité, de modo especial a apresentação e lançamento da pré-candidatura de Alex na sua terra natal.
Déi disse que conheceu Alex e teve sua simpatia ao dizer que teve apenas um voto na Bacia do Paramirim e que seria fácil ele conseguir aumentar 100% dos votos nesta eleição, dando-lhe mais um. Mas o que mais chamou a atenção da gente ter ficado com Alex é a sinceridade, o compromisso. Nesse pouco tempo que nos conhecemos, ele nos visitou quatro vezes, já conhece a realidade de Rio do Pires quando não mede esforços para sair do seu gabinete e ir de encontro ao povo, conversar com as pessoas, então é isso que faz com que a gente também saia de lá para vim abraçá-lo, ” disse Déi.
Redação CN