Foi encerrado hoje (2), no Centro Brasileiro de Judô (CBJ), em Lauro de Freitas, o I Seminário de Integração Metropolitana de Redes e Tecnologias. A abertura aconteceu no último dia 1º, na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA).
Segundo o curador-técnico do evento, Mauro Cardim, “a Carta do Seminário será entregue ao Governo Federal e Governo do Estado da Bahia visando a implantação de políticas públicas que venham a efetivar a integração e disseminação das redes. Sendo assim, iremos contribuir para a democratização da utilização da tecnologia e da internet no estado da Bahia.
Iniciamos hoje um pacto pela proliferação das redes e internet como fator de desenvolvimento social”.
Hermano Barros Tercius, gerente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), afirmou que este evento tem como mérito “quebrar as barreiras entre os provedores de internet e os entes públicos, criando um canal de comunicação entre os diversos agentes do setor”.
De acordo com Urbano Matos, coordenador da Mesa Políticas Públicas de Redes e Tecnologias, “observamos diversas ações e políticas realizadas por municípios, órgãos estaduais, federais, agências, provedores e academia. Entretanto, é necessário integrar essas atividades para potencializá-las nos diversos municípios da RMS. Existe a necessidade de um agente articulador para integrar os players. E este fórum de discussão é fundamental nisso”.
Segundo Tatiana Piecha, gerente de Contas da Região Nordeste da Telebras, este evento tem esclarecido como ocorre esta integração de redes e tem também o papel de desmistificar a internet. “Afinal, ela é atualmente o principal meio de conhecimento”,afirmou.
Já estão agendados eventos similares em Feira de Santana (21 de agosto), Vitória da Conquista (25 de setembro), Ilhéus (30 de outubro) e Barreiras (27 de novembro).