Dos 63 deputados estaduais da atual legislatura, dois são de Conceição do Coité. Alex da Piatã (PSD) que cumpre seu primeiro mandato e Tom Araújo (DEM) no segundo. Ambos estão em campanha de reeleição, enquanto Alex marcha com Rui Costa (PT) em busca da reeleição, tendo ainda na chapa majoritária os candidatos ao Senado, Jaques Wagner (PT) e seu colega de partido Angelo Coronel, segue a mesma tendência de toda chapa apoiando Fernando Haddad, indicado por Lula para presidente.
Tom Araújo por sua vez rema ao contrário, fazendo oposição desde quando assumiu pela primeira vez o mandato, em fevereiro de 2011, apoia Geraldo Alckmin (PSDB) para presidente, Zé Ronaldo (DEM) governador, senadores Juthay Junior (PSDB) e Irmão Lázaro (PSC).
Mas, assim como em 2014, os coiteenses deverão polarizar o voto na principal base eleitoral (Coité), quando Alex teve 15.583, o que representou um terço de sua votação geral, eleito com 45.519. Tom recebeu em Coité 13.046, a frente de Alex foi de 2.537, mas a votação de Tom, no geral foi maior que a de Alex, alcançou 71.868.
Há dezenas de municípios na Bahia que eles irão se confrontar, mas o principal depois de Coité será Nordestina. Alex será apoiado pelo grupo liderado pelo ex-prefeito Wilson Matos (Ito) ele que governou Nordestina por quatro mandatos, enquanto Tom está sendo apoiado pelo atual prefeito Erivaldo Carvalho que está no seu primeiro mandato.
Em 2014 Alex não teve apoio de Ito que apoiou Alan Sanches, mas recebeu uma votação que lhe deixou como o segundo mais votado, ou seja, 1.148 votos, enquanto Alan Sanches teve 1.917. Alex recebeu apoio do ex-prefeito Geraldo Guimarães e o então vereador Tião, ambos eram tidos como os principais opositores do governo municipal.
Tom teve apenas 9 votos na eleição de 2014, considerado ‘votos de lembrança’ e por incrível que pareça na eleição de 2014 o atual prefeito fazia parte do grupo de Ito e tinha a função médico do PSF do município.
Eis que na eleição municipal de 2016 ocorreu a união entre Ito e Geraldo. Ito indicou Nelson Moura como candidato a prefeito e Geraldo indicou Tião para vice, para enfrentar o médico Erivaldo Carvalho que após romper com o então prefeito iniciou uma campanha, se candidatou e venceu o pleito, cuja vitória surpreendeu a muita gente.
A união foi mantida do agora grupo de oposição e Ito, Geraldo e demais lideranças estão firmes para dar uma votação recorde a Alex da Piatã. Recentemente, eles se reuniram para apresentar aos seus correligionários Alex da Piatã como candidato estadual e Paulo Magalhães (PSD) federal.
O prefeito Erivaldo também apresentou Tom Araújo, a quem prestou serviço de médico em Coité no inicio dos anos 2000, quando o deputado era prefeito. Para federal o gestor municipal vai votar em Marcelo Nilo (PSB).
A eleição de 2018 em Nordestina está sendo encarada como termômetro para se avaliar o confronto municipal de 2020 que deverá ter novamente Ito na disputa.
Redação CN