Três mulheres e uma criança morreram na manhã desta terça-feira (25), após um acidente na BR-428, próximo à Serra da Santa, em Petrolina, Sertão de Pernambuco. O acidente envolveu uma van, que transportava passageiros do município de Orocó, também no Sertão, uma caçamba e uma caminhonete.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu após o caminhão caçamba invadir a contramão e bater na van. O carro de passeio vinha atrás e acabou saindo da pista para não se envolver no acidente.
“Fomos acionados às 6h30, aproximadamente, e chegando ao local, devido aos vestígios encontrados, foi detectado que a caçamba, por motivos que ainda vamos apurar, passou para contramão, vindo a colidir com a van.O outro veículo que estava atrás teve que descer o aterro, envolvendo-se no acidente, devido a van ter tombando e vindo para a mão de direção dele”, explica o PRF Levi Timóteo.
A PRF informou que o motorista da caçamba, que inda não foi identificado, fugiu a pé do local do acidente.
14 pessoas ficaram feridas no acidente. Entre os 12 pacientes levados para o Hospital Universitário (HU), três foram encaminhados para a sala vermelha da unidade de saúde. O motorista e o filho dele foram encaminhados para hospitais particulares. Os corpos das vítimas foram levados para o Instituto Médico Legal (IML).
A agricultora Elaine de Sá Pires, 34 anos, e o marido dela, André Lopes Rodrigues, 24, também agricultor, estavam entre os passageiros. Ela conta que estava dormindo na hora do acidente. “Eu estava dormindo, não vi. Quando acordei, a van já tinha parado. Eu estava entre as ferragens, tinha muita gente machucada, gritando dentro da van. Cena horrível”.
O Instituto de Medicina Legal (IML) fez a liberação dos corpos das quatro pessoas. Eles eram passageiros de uma van.
Entre as vítimas, Maria Leonor Abade Silva, de 61 anos, Valdete Dias de Souza Menezes, de 55 anos, Thaisa de Lima Menezes, de 35 anos e Yolanda Mirela Alves da Silva, de um ano e cinco meses.
Segundo o tio de Thaisa, a sobrinha vinha para Petrolina para providenciar alguns documentos. “Nós recebemos essa notícia pesada, muito triste, estamos muito abalados, mas nesse momento nós precisamos ter força e tentar resolver toda a situação”.
José Carlos da Silva é tio da pequena Yolanda Mirela e falou sobre a fatalidade. “Muito triste essa tragédia que aconteceu, agente sente por causa dessa quantidade de gente que faleceu”.
De acordo com o delegado responsável pelo caso, Daniel Moreira, o caminhão era antigo e aparentava péssimas condições de circulação. O motorista fugiu do local do acidente.
“Percebeu no local que o motorista da caçamba colidiu na contramão de rolamento, provavelmente, dando causa a esse acidente, o inquérito foi instaurado e as pessoas, vítimas e parentes, devem comparecer a delegacia para que a gente faça todo o procedimento de inquérito policial. E o motorista deve comparecer a delegacia, mas a gente deve estar identificando ele nas próximas horas. Em tese ele vai responder pelos homicídios culposos e lesões corporais culposas na direção de veículo automotor e, no caso, como ele fugiu do local do acidente, ele responde com aumento de pena”, esclareceu o delegado.
A Prefeitura do município de Orocó decretou luto oficial de dois dias. O enterro das vítimas será na cidade nesta quarta-feira.
G1/Petrolina