O Município de Santaluz no território do sisal, deu mais um grande exemplo de civilidade ao promover o desfile cívico para celebrar o Dia da Pátria. O evento promovido pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Educação, aconteceu no turno matutino e envolveu praticamente todos os alunos, professores, diretores e coordenadores da rede pública de ensino.
Com o tema: ‘Brasil: Nossa Terra, Nossa História’ os cerca de 1.400 alunos saíram da Avenida Nilton Oliveira em direção a Rua Rui Barbosa, onde a prefeitura montou alguns toldos para que a prefeita Quitéria, ex-prefeito e atual secretário de Administração Junior do Max, toda equipe de governo, incluindo vereadores da base, o deputado estadual Alex da Piatã, pudessem acompanhar as 7 alas, distribuídas em 4 pelotões formados pelo Brasil Colônia, Brasil Império, Brasil República e o Brasil que Sonhamos.
O desfile foi puxando pelas fanfarras FAMSLUZ, da sede do município, e FANVAP, do distrito de Várzea da Pedra que depois de passarem pela Avenida Nilton Oliveira e Rua Rui Barbosa, contornaram a Praça Ezequiel Cardoso, sentido Tanque Grande e a Rua Rosendo Lopes, com destino a Praça do Saber, onde aconteceram os discursos e homenagens.
A secretária de Educação Maria Lucineide disse que a independência do Brasil é um ato muito importante para todos os cidadãos, e lembrou que são 196 anos com muitas lutas e conquistas. “Independência quer dizer liberdade, não só de expressão, mas também liberdade de direito e de deveres”.
Segundo a secretária, esse é um momento especial para Santaluz que passa por grandes transformações, uma cidade que está crescendo e se desenvolvendo a cada dia em todos os setores, de modo especial na educação, “onde juntamente com a gestão municipal, temos desenvolvido projetos para que a educação dos nossos alunos seja de qualidade”, afirmou Neide como é conhecida a secretária.
Ela aproveitou a oportunidade para dizer que desde 2007 a educação de Santaluz tem superado a meta projetada pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB e parabenizou as escolas que alcançaram a melhores notas e as que conseguiram se manter, foi o caso da Escola Antônio Conselheiro, Nicanor T. dos Reis e Marcolino Francisco Xavier.
A prefeita Quitéria Carneiro se disse muito feliz em estar vivenciando um dia tão importante para o povo brasileiro, “e o poder público não poderia deixar de prestigiar a todos vocês, e a secretaria de educação com toda humildade fez valer esse dia quando preparou esse desfile, não só para comemorar o dia da independência, mas para prestigiar todo o povo de Santaluz”, afirmou.
Ausência de Edmilson da FAMSLUZ por motivo de saúde causou forte comoção
Gessinalda Perreira Santos na condição de diretora da Fanfarra de Santaluz não escondeu a emoção e não conteve às lágrimas, ao falar da ausência do fundador professor Edmilson Simões que está hospitalizado em Salvador e deve passar por uma cirurgia nos próximos dias.
Segundo ela, a fanfarra foi fundada em 2005 e ele jamais ficou de fora de qualquer apresentação, seja em Santaluz ou em outras cidades da Bahia. Gessilda disse ao Calila Noticias que Edmilson é uma pessoal especial para a fanfarra, ele transmite alegria a confiança para todo o grupo e a ausência dele foi sentida por todos nesta apresentação. “Foi ele quem montou isso aqui, quem ensinou a cada aluno, que nos deu a oportunidade de conhecer outras cidades, viver intensamente a música e fazer parte de uma família em si, já que somos de uma só família”, falou emocionada.
Um caminhão carregado de troféus foi visto pela população, todos conquistados em concursos em diversas cidades da Bahia. Reconhecendo que a fanfarra de Santaluz tem levado o nome do município de forma brilhante, Gessilda pediu a prefeita Quitéria um espaço próprio (sede) para que as pessoas possam visitar a sala de troféus, para que possa realizar os ensaios sem incomodar outros alunos, ela se referiu aos ensaios que acontecem no Colégio Cenos e atrapalham as aulas.”Sempre foi um sonho de Edmilson uma sede própria para a fanfarra, solicitei junto a prefeita para que ele possa nos ajudar com isto”, concluiu a diretora.
O secretário Junior do Max disse que após a fundação das fanfarras os desfiles cívicos em Santaluz ganharam mais brilho e de lá para cá tem se tornado cada vez maior, valorizado a cultura, o folclore, a arte, e sobretudo neste dia especial que é celebrada a independência do Brasil. “Vimos aqui com muita alegria a participação de praticamente todos os alunos das 34 escolas municipais. Pra gente, pra comunidade luzense, pra sociedade de um modo geral, isto mostra o compromisso da secretaria de educação e também com a cultura do nosso município e do nosso Brasil.
Alex disse que saiu satisfeito pelo gesto de civilidade do povo de Santaluz, e parabenizou todo governo em nome da prefeita Quitéria, do secretário Junior. Outros dois grupos políticos se reuniram para assistirem ao desfile VEJA
Veja outras fotos: