Os eleitores do deputado federal José Nunes (PSD) que estavam frustrados pela derrota do seu candidato Vaval Damasceno na eleição municipal de 2016 para Luciano Pinheiro (PDT), não precisou esperar quatro anos para a revanche, pois, viu o próprio Zé Nunes vencer nas urnas Félix Mendonça (PDT) candidato do prefeito com uma diferença de 2.627 votos. Zé Nunes obteve 12.079, enquanto Mendonça conquistou 9.452.
A derrota do prefeito ainda foi maior na votação para deputado estadual, ele apoiou Luciano Simões (DEM) que recebeu 3.333 votos e ficou em segundo lugar, levando quase 2 por 1 de Adolfo Meneses, indicado por Zé Nunes. Meneses recebeu 6.251 votos.
A votação de Luciano Simões esteve ameaçada pelo candidato Laerte do Vando (PSC) que recebeu apenas 34 votos a menos (3.299) e Fátima Nunes (PT) 83 votos menos (3.250). A votação de agora pode empolgar a oposição para as eleições de 2020.
Vale lembrar de Luciano Pinheiro foi eleito pela oposição ao governo municipal em 2016 tendo como liderança maior ACM Neto que o apoiou em 2017 para presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) onde acabou derrotado e na pré-campanha abandonou a oposição estadual e aderiu ao governador Rui Costa e consequentemente frequentando o palanque montado por Zé Nunes no município.
Prefeito disse que seu grupo apoiou cinco candidatos, não apenas Luciano Simões.
Ao tomar conhecimento da reportagem o prefeito Luciano Pinheiro entrou em contato com o Calila e afirmou que saiu vencedor para deputado estadual, segundo ele, todos os deputados citados na matéria como sendo contrários a ele, são a favor e que não apoiou apenas o deputado estadual Luciano Simões (MDB).
Apoiou Fátima Nunes (PT), Laerte do Vando (PSC), Marcel Morais, e Nelson Leal através dos vereadores da base e fez por estratégica política para obter mais representatividade na Assembléia Legislativa, daí a soma desta votação, 13.500 votos.
Ele reconhece que é difícil a transferência de votos, mas está satisfeito em superar a votação do candidato apoiado por Zé Nunes levando em consideração que é filho da terra. Na divisão dos apoios, conforme citou o prefeito, por estratégica política, os vereador Ireno Barreto (PDT), Adriano Reis e Mergulho, todos do PDT, apoiaram Luciano Simões, o vereador pelo PV apoiou Marcel Morais, os vereadores Flavio (PT), Tita (PDT) e Bolivar (PDT), apoiaram Fátima Nunes, o vice-prefeito Betão Campos apoiou Nelson Leal e Laerte do Vando por Junior da Pax.
*Matéria atualizada às 13h45 para acrescentar a versão do prefeito
Redação CN