As possibilidades de chegar ao G6 que classifica as seis equipes melhores colocadas no Brasileiro de 2018 para o Bahia eram poucas, mas existiam antes de iniciar a partida contra o Atlético Mineiro concorrente direto, jogando no Estádio Independência em Belo Horizonte na noite deste sábado, 17, em duelo válido pela 35ª rodada, mas acabou derrotado por 1 a 0 gol marcado por Cazares aos 6 minutos do segundo tempo chutando forte de dentro da grande área. O Galo perdeu Fábio Santos por falta violenta em Élber aos 10 minutos.
O jogo
Atlético-MG e Bahia fizeram um primeiro tempo movimentado no Independência. Com a missão de se firmar no G-6, o Galo controlou o ritmo da partida e ameaçou principalmente com lances de bola parada. Leonardo Silva levou perigo na conclusão de escanteios, enquanto Cazares acertou a rede pelo lado de for ao cobrar falta com categoria. O Bahia apostou na velocidade de Élber para puxar contra-ataques e conseguiu finalizar com Nilton e Paulinho, em chutes de fora da área.
O primeiro tempo o Bahia conseguiu segurar bem a pressão do Galo que tinha nas arquibancadas parte da torcida impaciente e foi para os vestiários sob protestos.
Segundo tempo
Na segunda etapa, o Atlético-MG partiu para cima do Bahia, mais recuado. E o gol não tardou. Logo aos seis minutos, Chará cobrou falta rápida e rolou para Cazares sem marcação teve tempo de ajeitar a bola e soltar um foguete sem chances para Douglas. Mas, em seguida, o Galo perdeu Fábio Santos lateral esquerdo por expulsão. Ele deixou o pé alto em uma disputa com Élber e acabou atingindo o adversário; levou o segundo amarelo e foi para o chuveiro mais cedo.O primeiro amarelo foi no primeiro tempo após cometer falta também em Élber.
Com isso, Levir Culpi tirou Ricardo Oliveira, colocou Gabriel e conseguiu organizar um time defensivamente, apesar de ter um a menos. Enderson Moreira resolveu mandar o Tricolor para cima: sacou Nilton e chamou Vinícius; tirou Ramires para a entrada de Gilberto; Allione substituiu Jackson. Edigar Junio ainda perdeu uma chance com uma cabeçada na pequena área que obrigou Victor a fazer grande defesa, mas as mudanças não foram o suficiente para furar o bloqueio do Galo.
Com a vitória, o Galo segurou a sexta posição da tabela e agora tem 53 pontos. O Bahia mantém a 10ª posição, com 44 pontos, podendo perder até o fim da rodada duas posições; empate ou vitória do Botafogo que recebe o Inter ou vitória do Fluminense que joga na segunda-feira, 19, contra o Ceará no Maracanã.
O próximo jogo do Bahia será justamente contra o Flu na quinta-feira, na Arena Fonte Nova, agora com o objetivo de se manter na posição intermediária da tabela que garante classificação para a Copa Sul-Americana. O Galo na próxima quarta vai ao Beira-Rio enfrentar o Inter.
Redação CN | Globo Esporte