Com os recessos previstos para a próxima a quinta-feira, dia 20, as câmaras de vereadores vêm realizando as eleições para escolha das mesas diretoras para o biênio 2019/2020. Cada casa legislativa obedece à lei orgânica do seu município e o regimento interno sobre a realização e modelo da eleição, se pode ou não haver reeleição e o dia do pleito, exceto nos anos que começam os novos mandatos de vereadores e prefeitos, porém, a posse acontece em todas elas no dia 01 de janeiro de 2019, quando termina o mandato dos eleitos em 2017.
Teofilândia
No território do sisal, a primeira Câmara a realizar a escolha da nova mesa foi a do município de Teofilândia, ou seja, a eleição aconteceu em janeiro deste ano, antecipou em quase um ano em relação as que estão realizando agora em dezembro.
O regimento interno permite que o presidente defina a data de sua realização e o vereador João Carlos Oliveira dos Anjos (PP), conhecido por Carlinhos de Dãozinho foi reeleito pela quarta vez consecutiva. Dos 11, apenas os vereadores Raimundo de Lourinho (PSDB) e Alles do Setor (PDT), que fazem parte do mesmo grupo político de Carlinhos, não compareceram no dia da eleição.
São Domingos
Pela primeira vez, desde que o município se emancipou em 1989, o grupo de oposição conseguiu eleger a mesa diretora com uma chapa formada por vereadores contrários ao prefeito Izaque Junior (MDB) na eleição que aconteceu dia 11/12.
A chapa 1 saiu vitoriosa e é composta pela vereadora Givalda Vieira Santos Araújo (PP) presidente, Herbert Carneiro de Santana (PSB) vice, Genival Carneiro (PT ) 1º secretário e José Vanderlon, conhecido por Rocha (PSB) 2º secretário.
O grupo liderado pelo prefeito perdeu pleito com a chapa encabeçada pelo vereador Jotair Batista (MDB) Jota, que buscava a reeleição. Dos quatro vereadores que integravam a chapa 02, três eram do MDB e um do SD, Rafael Rios que disputou a 2ª secretaria.
Givalda presidirá o poder legislativo pela terceira vez, sendo o primeiro pela oposição. Nas vezes anteriores recebeu voto dos vereadores que faziam oposição aos gestores da época, mas estava na situação.
Para os analistas políticos que acompanham de perto a política em São Domingos, este não foi um ano bom para prefeito Izaque Júnior, que não conseguiu eleger a presidência da Câmara e os candidatos a deputados apoiados por ele não conseguiram ser majoritários. O deputado estadual Alex da Piatã obteve 2.124 votos e Elisângela Araújo, candidata a deputada federal 2.197 votos. Eles foram apoiados pelo grupo de oposição e superaram os candidatos de Junior.
Queimadas
Na quarta-feira, dia 12/12, o vereador Givaldo Evangelista de Jesus (PSD) conhecido por Givaldo de Bimba, integrante da bancada do prefeito André Andrade (PT), foi eleito com apoio dos vereadores de oposição. Givaldo recebeu os votos de Luiz Carneiro (PSC), Régis da Ambulância (PTN), Valda (PP), Valmir Barreto (PSDB) e Lúcia de Pininho (MDB). A chapa governista recebeu os votos do vereadores Lázaro, Valmir Coxinha, Neto, Paulo do Riacho e Ariel candidato a presidência.
De acordo com o site Notícias de Santaluz, o prefeito tomou um‘drible eleitoral’ da própria base, quando André usou as redes sociais para anunciar que havia ‘costurado’ a chapa governista para as eleições da Câmara, o que ao menos para o grupo político do prefeito representava uma vitória tranquila. Encabeçada pelo vereador Ariel da Martins, a chapa da situação contava ainda com Neto, Luiz Carneiro e o atual presidente da Casa, Paulo do Riacho, deixando de fora nomes como Givaldo de Bimba, que também é aliado de primeira hora do prefeito.
Notadamente descontente por ter sido deixado na ‘plateia’, Givaldo embarcou em uma chapa mista com a oposição em gesto de ‘revide’ à articulação do núcleo governista e jogou água no chopp do prefeito. Além de conseguir tirar Luiz Carneiro do ‘time de André Andrade’, ele ainda formou aliança com os oposicionistas Régis da Ambulância e Valda.
Visivelmente frustrado e com chances remotíssimas de vencer a eleição, Ariel retirou sua candidatura à presidência e ingressou, desta vez como candidato a 1º secretário, na chapa formada às pressas pelos vereadores Valmir Coxinha, Neto e Paulo do Riacho.
Santaluz
O vereador Pedro dos Reis Almeida, (PSD) popular Peu, foi reeleito presidente da Câmara pela terceira vez consecutiva. Ele obteve oito votos a cinco da chapara encabeçada pelo vereador Sérgio Suzart (PPS).
Serrinha
O vereador Jean Carlos Cardoso Silva, conhecido como “Sargento Jean” (SD), foi eleito presidente da Câmara de Vereadores de Serrinha na quinta-feira, dia 13/12, por unanimidade. Ele conseguiu formar uma chapa para a presidência da câmara com uma composição de vereadores de oposição.
Retirolândia
A eleição da Câmara de Vereadores foi antecipada e aconteceu em sessão extraordinária no dia 25 de julho e por unanimidade, foi eleito o vereador José Egnildo dos Santos (PCdoB), popularmente conhecido por Guene do Contador.
Araci
A eleição da mesa diretora para o próximo biênio aconteceu no mês de abril e o vereador Jefson Miranda Cardoso Carneiro (PSC) foi reeleito presidente. Além de Jefson vão tomar posse em janeiro com vice-presidente o vereador Valter Andrade de Oliveira (PDT) “Guinha de Pascoal”, primeiro secretário Jerônimo Jesus de Lima (Jera Policial) do PHS, segunda secretária Edneide Pereira (PT). Eles foram eleitos com 13 votos e os vereadores Leandro Andrade Macedo (PP) “Leo de Eridan” e Laerte Januir Barreto (PTC), votaram nulo.
Barrocas
Depois de muita articulação e negociações, o vereador Evanicio Avelino de Queiroz, 49 anos, filiado ao Partido Progressista (PP), foi eleito presidente da Câmara de Vereadores do Município de Barrocas, em sessão realizada na noite desta quarta-feira (12).
Duas chapas disputaram a eleição em Tucano e o vereador Ronaldo Moto-Taxi (PRB) foi reeleito com 11 votos contra 04 da chapa encabeçada por Neto de Herlon (PT). Vão tomar posse em janeiro, além de Ronaldo Moura Dantas, como presidente, Rodrigo Cavalcante dos Reis (PPS) vice-presidente; Luciene Anicácio de Jesus (PSB) 1° secretária e Romilson do Carmo de Oliveira (PROS) 2° secretário).