Quem vem acompanhando no noticiário da região e nas redes sociais a notícia da cassação dos diplomas da prefeita de Santaluz, Quitéria Carneiro Araújo e do vice Márcio Evangelista de Oliveira, além da condenação do ex-prefeito Zenon Nunes de ficar inelegível pelo período de oito anos, cuja sentença foi publicada na sexta-feira, 14, no Diário da Justiça Eletrônico do Tribunal Regional Eleitoral – TRE-BA, verificou que o principal motivo foi a contratação da cantora evangélica Damares para se apresentar na festa da cultura evangélica da cidade.
De acordo com o relatório apresentado a justiça pela coligação “Renasce a Esperança” em 28.09.2016, o então prefeito de Santaluz (terceiro investigado) Zenon Nunes apoiador da chapa Quitéria e Marcinho transferiu a data comemorativa do dia do evangélico, que seria dia 23.09.2016, para o dia 25.09.2016, data marcada para realização do comício da coligação “Renasce a Esperança” encabeçada por Joelcio Martins, considerado pela justiça como abuso do poder político com a finalidade de esvaziar o comício da coligação e favorecer os dois primeiros requeridos na disputa do pleito eleitoral de 2016, conforme relatório da sentença.
Diante desta situação, a juíza da 145ª Zona Eleitoral/Santaluz Lisiane Sousa Alves Duarte pede que sejam cassados os diplomas dos eleitos em 2016, penalizando prefeita e vice com 8 anos sem puderem concorrer a cargos públicos, assim como também o ex-prefeito Zenonzinho como é conhecido.
O grupo o qual a prefeita Quitéria pertence tem como líder maior Joselito Carneiro Araújo Junior, popularmente conhecido por Junior do Max que governou Santaluz no período de 2005 a 2012, quando quebrou uma hegemonia de grande domínio de Joelcio. Nas eleições de 2012 apoiou e elegeu Zenon Nunes e em 2016 a sua esposa Quitéria.
Foi justamente ele quem primeiro se pronunciou tão logo repercutiu a notícia da cassação de Quitéria e Marcinho. Ele afirma que desde de 2005 a festa da cultura evangélica acontece no município com a participação de grandes nomes da música gospel, tendo se apresentado cantores como Daniel Diau e Irmão Lázaro, e que não houve participação da então candidata a prefeita no evento de 2016 quando Damares se apresentou.
Veja o vídeo