Fiéis da comunidade de Baixa Preta, em Sátiro Dias, município localizado no território Litoral Norte e Agreste Baiano, comemoram sua padroeira Nossa Senhora da Conceição no período de 23 de novembro a 02 de dezembro, divergindo do período que tradicionalmente acontece o novenário em louvor a Santa.
A missa de encerramento da festa foi presidida pelo padre Valson Sandes, vigário da Paróquia São Paulo Apostolo do bairro de IAPI, em Salvador, ele falou ao CN que este foi o terceiro ano que participa do evento e na pregação lembrou que “mesmo não sendo comemorada no dia 08 de dezembro, conforme o calendário dos homens, em Baixa Preta ela (a festa de Nossa Senhora) acontece no tempo de Deus”, afirmou.
Outra marca que distingue a festa de Nossa Senhora da Conceição de Baixa Preta é a procissão com imagem da Santa em carro-andor seguido de um paredão com a cantora católica Lindinalva da comunidade de Arraiá de Santana, entoando hinos em louvor a santa por 06 km da BA 233, rodovia que liga Sátiro Dias ao entroncamento com a BR 210.
“Desde 1995 a comunidade encerra a festa de nossa senhora com a procissão dos cavaleiros de Nossa Senhora. Foi uma ideia do tio Dermival por se tratar de uma comunidade rural formada por agricultores familiares, a festa envolvendo o cavalo atrai mais pessoas e muitas delas não têm o hábito de vir igreja”, falou a ex-vereadora e líder religiosa da comunidade de Baixa Preta, Maria Lecy Alves Batista.
A procissão saiu do Distrito de Mimoso ás 16h e chegou à comunidade de Baixa Preta ás 17h20 e este ano, segundo o prefeito Marivaldo Alves que acompanhou a procissão, os féis têm motivos dobrados para comemorar, pois choveu na região, em especial no trajeto da procissão. Ao longo do trajeto são colocados faixas pelas famílias da comunidade saudando a santa.
A imagem da santa e a procissão dos cavalheiros de Nossa Senhora é recebida em frente a capela da comunidade pelo padre de Sátiro Dias Danilo Leal. “Estamos percebendo que a cada ano esta festa cresce mais”, disse padre Danilo.
O deputado Alex da Piatã participou pela primeira vez da festa de Baixa Preta e ao falar para o CN considerou a festa de muita importância, principalmente ao vê a devoção do povo em louvor a Nossa Senhora da Conceição.
Redação CN