O Campeonato Baiano foi oficialmente lançado na noite desta quarta-feira, em coquetel realizado na sede da Rede Bahia, no bairro da Federação, em Salvador. O evento contou com o anúncio da aposentadoria de Jailson Macêdo Freitas como árbitro de campo. A partir da próxima semana, ele trabalhará como comentarista de arbitragem da TV Bahia, onde esclarecerá dúvidas de lances polêmicos durante as transmissões das partidas do estadual e também participará dos programas jornalísticos da emissora.
O Campeonato Baiano de 2019 será o primeiro de Ricardo de Lima, presidente eleito da Federação Bahiana de Futebol (FBF). Ele assume a entidade na próxima quarta-feira, dias antes da primeira partida do estadual.
“A expectativa é grande. Até porque é uma competição que envolve grandes clubes do nosso estado. A gente trabalha de forma tranquila. Fazemos parte da gestão de Ednaldo, e isso dá experiência para a nossa largada” disse Ricardo de Lima ao GloboEsporte.com.
O novo presidente da FBF não demonstrou incômodo com a decisão de Bahia e Vitória de escalar jogadores do grupo sub-23 no estadual.
“Encaro tranquilamente. Acho que a única matéria que a Federação não deve interferir é na escalação dos clubes. É processo de escolha técnica. O jogo está marcado. Se vai com time A ou B, para a gente, é indiferente. Tenho tranquilidade e naturalidade para tratar desse assunto”.
Ricardo de Lima substitui Ednaldo Rodrigues, que esteve à frente da FBF desde 2001 e assumirá uma das vice-presidências da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Antes de se despedir da entidade estadual, ele ajudou a organizar o Campeonato Baiano, que em 2019 poderá contar com jogos às 10h e terá o árbitro assistente de vídeo (VAR) nas partidas da final.
“A gente [sai] com o sentimento de dever cumprido. Tudo que nós fizemos procuramos fazer com bastante isenção, com bastante propriedade, determinação. Esse ciclo se fecha, dando continuidade ao trabalho e com um novo estilo, o Ricardo de Lima, com Manfredo Lessa, que foram eleitos. Dentro deste trabalho que realizamos, os clubes apoiaram exatamente porque já têm o mesmo sentimento do trabalho que realizamos. Na CBF, como vice-presidente, nós vamos procurar fazer de uma forma… Trabalhar em prol do futebol brasileiro e diminuir as desigualdades, principalmente para regiões como a Nordeste e Norte, que sempre têm situações que, às vezes, destoam dos grandes centros. Portanto, nosso trabalho continuará dentro de um novo desafio, que esperamos que possamos ter força e saúde para superar.
O lançamento do Campeonato Baiano contou com a presença de dirigentes de Bahia, Vitória e clubes do interior. O presidente da Juazeirense destacou a força do Cancão de Fogo, que ficou na terceira posição do estadual em 2018, e apontou que a competição será a chance de mostrar uma mudança de perfil do clube, que deixou de apostar em velhos conhecidos do futebol baiano para investir em jovens promessas.
“Juazeirense, pelo terceiro ano consecutivo, é a equipe que carrega a rotulação e é, na verdade, a terceira força do futebol na Bahia. Há muito tempo que não tínhamos um time com essa sequência como terceira força. O Bahia de Feira foi um ano, Colo Colo no outro ano. Juazeirense conseguiu uma sequência de três anos. Pelo ranking nacional, estamos 400 pontos na frente do 4º colocado do estado. Para a gente, é uma alegria muito grande, a cada ano quebramos recordes, e esse não será diferente. Mudamos um pouco nosso perfil. Tínhamos o perfil de contratar jogadores mais experientes, jogadores que atuavam há mais de quatro anos no time e estavam entrosados. Esse ano preferimos contatar com jogadores mais jovens, temos uma média de 23,6 anos no elenco. Nos anos anteriores, a faixa média de idade era de 30 anos. Vamos disputar cinco competições neste ano. Campeonato Baiano, Copa do Brasil, seletiva da Copa do Nordeste, Série D e Copa Governador. Não é qualquer time que tem, por três anos, calendário para o ano inteiro. Por isso estamos fortalecendo o elenco para a disputa do Campeonato Baiano”.
Os jogos do Campeonato Baiano serão transmitidos pela TV Bahia. O jogo de estreia da competição, entre Bahia de Feira e Jacuipense, está marcado para o dia 19 deste mês. No dia 20, o Bahia encara o Fluminense de Feira, no Joia da Princesa. O Vitória inicia a competição no dia 24, diante do Vitória da Conquista, no Barradão.