A manhã e inicio de tarde desta sexta-feira, 1º de fevereiro, em Salvador, foi marcado pela solenidade de posse dos 63 deputados estaduais na Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA da 19ª Legislatura.
O ato reuniu centenas de pessoas de toda parte da Bahia, a grande maioria lideranças políticas que foram prestigiar a posse daquele ou daquela parlamentar que ajudou a elegê-lo (la). Os espaços dos corredores e as salas de comissões foram totalmente ocupadas por aqueles que não conseguiram uma acomodação no plenário, para acompanhar o ato de posse e eleição da mesa foram vistos pela televisão.
A primeira atividade aconteceu às 10h40 quando os deputados fizeram o juramento e em seguida aconteceu a votação. Havia uma expectativa de chapa única tendo apenas a inscrição do deputado Nelson Leal (PP), mas dentro do prazo regimental o deputado Hilton Coelho do PSOL resolveu se inscrever para o embate, mas ao final da apuração teve apenas o seu próprio voto, ou seja, 1 contra 62 favoráveis a Leal que conseguiu votos da situação e da oposição.
Além de Nelson Leal para presidente, a Mesa Diretora da ALBA, para a Legislatura 2019-2021, é composta pelo deputado Alex Lima (PTN) para a primeira vice-presidência; deputada Ivana Bastos para a segunda vice-presidência; deputado Fabrício Falcão para a terceira vice-presidência; e deputado Soldado Prisco para a quarta vice-presidência. Para a Secretaria, foram eleitos: deputada Maria Del Carmen como primeira-secretária; deputado Tom Araújo, segundo-secretário; deputada Talita Oliveira, terceira-secretária; e deputado Euclides Fernandes, quarto-secretário.
Novo presidente homenageou Brumadinho
Em seu discurso de posse, logo após a eleição, o novo chefe do Legislativo baiano homenageou os mortos de Brumadinho, Minas Gerais, e criticou os defensores do “Estado-mínimo”. “Muitos reclamam que o mercado dite as normas, muitos esbravejam contra o que chamam de excesso de controle e de fiscalização, mas quem, de fato, vai se responsabilizar pelos que perderam suas vidas sob um mar de lama em Brumadinho?”, questionou Leal, que agradeceu ao seu oponente por ensejar uma disputa democrática.
Nelson Leal atribui a sua vitória quase unânime ao comportamento que teve ao longo desses 20 anos como parlamentar na ALBA. “Sou uma pessoa que dialoga com todos e que cumpre o que foi acertado, por isso tive o apoio de meus pares da bancada governista e, também, os da oposição. Serei o presidente de 62 deputados, sem decisões monocráticas, mantendo a independência do Legislativo, o que significa respeito à vontade popular: não somos donos de mandatos, mas representantes eleitos pelo povo, em defesa dos interesses do povo”, disse Leal.
O Calila Noticias esteve presente e conversou com alguns parlamentares a exemplo do novato na casa Osni Cardoso do PT, ele que incluiu em seu nome parlamentar Osni Cardoso Lula da Silva, Alex da Piatã (PSD) que vai cumprir seu segundo mandato, Tom Araújo e Rosemberg Pinto no terceiro e Fátima Nunes (PT) quarto mandato.
Osni Cardoso que foi eleito com 46 212 votos disse que irá de imediato trabalhar para criar uma comissão especial que debata territórios, economia solidária e agro-ecologia e já vai entrar com o projeto pensando no estado comprar ainda mais da agricultura familiar e da agro ecologia, para proteger a natureza e levar para mesa alimentos sadios.
O deputado Alex da Piatã esteve dois dias internado em consequência de um desconforto estomacal, deixou o hospital para participar da solenidade e retornou para realizar exames. Ele disse que estar ali sendo empossado pela segunda vez era um sentimento de gratidão a Deus, a família, equipe de trabalho, todas as lideranças, e principalmente as 83.209 pessoas que confiaram o voto nele.
De acordo com o parlamentar, a intenção é permanecer forte “com aquilo que foi maior marca no nosso primeiro mandato que é a nossa presença física, de mandato com ações, indicações, fiscalizações e acima de tudo ouvir o povo”, afirmou.
Rosemberg Pinto será o líder do PT na ALBA e segundo ele, vai trabalhar para que o Executivo tenha o respaldo de todos os membros do Parlamento baiano.