Sem o tradicional BA-VI nas semifinais do Baianão este ano com a desclassificação precoce do Vitória da capital, restou as equipes do interior Bahia de Feira e Vitória da Conquista para travarem o duelo.
Na tarde deste domingo, 31, na Arena Cajueiro, em Feira de Santana no jogo de volta, o Bahia de Feira venceu o Vitória da Conquista por 2 a 1 de virada e garantiu a vaga para decidir o titulo contra o Bahia da capital em dois jogos, sendo o final na Arena Fonte Nova,
O jogo
Tensa como uma partida de semifinal deve ser, Bahia de Feira e Vitória da Conquista custaram a criar chances de gol. A principal chance havia sido uma falta cobrada por Patuta, mas, aos 44 minutos do primeiro tempo, Tatu fez bela jogada pela esquerda e cruzou para Gustavo Almeida marcar e deixar o Bode em vantagem.
Segundo tempo
O Bahia de Feira viveu um início de segunda etapa dos sonhos. Além do gol de empate logo aos seis minutos, com Gabriel Bispo, a equipe ficou com um jogador a mais, já que o zagueiro Val foi expulso três minutos depois. Deon marcou o gol da virada aos 21 e, aos 30, o Vitória da Conquista perdeu mais um atleta: Patuta foi expulso.
Polêmicas
Os jogadores do Conquista reclamaram muito da expulsão de Val, além do protesto contra o segundo gol do Tremendão. Eles pediram que fosse marcado um toque de braço de Jarbas, que fez assistência para Deon marcar. Ao fim do jogo, o trio de arbitragem foi cercado e precisou sair de campo com a ajuda da Polícia Militar.
O Bahia de Feira tem duas semanas de preparação para a primeira partida em casa contra o Bahia que vai acontecer dia 14 de abril, e o segundo jogo na Arena Fonte Nova uma semana depois.
Em maio de 2011 o Bahia de Feira esteve em desvantagem contra o Vitória, precisando ganhar, o time viu o adversário abrir o placar, mas virou para 2 a 1, incorporando ‘o espírito’ do Colo-Colo de Ilhéus que em 2006 também em desvantagem virou o jogo por 3 a 2 no Barradão e sagrou-se campeão baiano.
Redação CN * Globo Esporte