Aconteceu neste domingo, dia 10, em Nordestina, município localizado no território do sisal a IV Cavalgada Feminina. De acordo com uma das organizadoras do evento, Olga Reis, a primeira cavalgada aconteceu em 2016 depois de uma reunião com o prefeito da época Wilson Araújo, mais conhecido com Ito, como forma de comemorar o dia das mulheres e ficou estabelecido o domingo mais próximo do dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher.
Só de amazonas, termo que se refere ao feminino de ‘cavaleiro’, as mulheres uniformizadas, aproximadamente 400 se reuniram no espaço de evento conhecido como Pousada, na entrada da cidade e saíram enfileiradas para um percurso de quatro quilômetros pelas ruas da cidade, puxada por um mini-trio com duas cantoras animando o trajeto.
Olga Reis lamentou a falta de apoio do poder público, segundo ela recebeu em 2016 e nas edições 2017 e 2018 e este ano teve que recorrer as pessoas e alguns comerciantes para arrecadar recursos para custear as despesas entre eles o ex-prefeito Ito que mais contribuiu para que a festa acontecesse.
Ito prestigiou o evento ao lado do deputado estadual Alex da Paitâ (PSD). Ao falar para o CN ele disse que a cavalgada das mulheres já faz parte da história da cidade, mesmo com quatro edições, já é tradição e o número de participantes aumenta a cada ano.
O deputado Alex da Piatã observou que mesmo com o sol forte, as amazonas não perderam um minuto sequer a elegância com suas botas de couro e chapéus para manter viva esta cultura do sertão.
CN