Enderson Moreira não é mais o técnico do Bahia. O clube anunciou, na noite de domingo, 31, a saída do treinador por meio de nota publicada no site oficial. Cláudio Prates assume interinamente o comando do Tricolor.
A pressão sobre o trabalho de Enderson Moreira ganhou força em fevereiro, após a eliminação na primeira fase da Sul-Americana. Semanas depois, em 10 de março, a equipe empatou em casa com o arquirrival, o Vitória, que àquela altura estava imerso em uma grave crise. Em seguida, sofreu uma derrota constrangedora para o Sergipe, que ainda não havia pontuado na Copa do Nordeste. Das arquibancadas, havia vaias e gritos de “Queremos treinador”.
Apesar do clima tenso e dos constantes protestos da torcida, a diretoria anunciou, dois dias após a derrota para a equipe sergipana, que havia decidido manter o treinador. Desde então, o Bahia conquistou a classificação às finais do Campeonato Baiano, mas acabou eliminado na primeira fase da Copa do Nordeste, cujo título era um dos principais objetivos do clube na temporada: foi batido por 1 a 0 pelo Sampaio Corrêa no último sábado, no Castelão.
A próxima partida oficial do Tricolor é nesta terça-feira, quando a equipe enfrenta o CRB, em Maceió, em jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil. A volta será na terça seguinte, dia 9 de abril, na Arena Fonte Nova. Pelo Baianão, a equipe só começa a decidir o título no dia 14 de abril: vai a Feira de Santana enfrentar o Bahia de Feira; a decisão está marcada para 21 de abril.
Enderson no Bahia
Enderson Moreira chegou ao Bahia em junho de 2018, após a demissão de Guto Ferreira, com a missão de conquistar a Copa do Nordeste. O objetivo, no entanto, não foi alcançado: o Tricolor perdeu a taça para o Sampaio Corrêa, na Arena Fonte Nova. Por outro lado, sob o comando de Enderson, no ano passado, o Bahia alcançou as quartas de final da Sul-Americana, na melhor campanha do clube na competição continental.
No total, Enderson esteve à frente do Bahia em 59 jogos: 38 ano passado e 21 neste ano. O aproveitamento é de 48%: 22 triunfos, 19 empates e 18 derrotas.
CN * Globo Esporte