Moradores do Distrito de Bento Simões, em Irará, município localizado no território de Identidade Portal do Sertão, realizaram na manhã deste sábado (13), uma manifestação quando fecharam a rodovia BA 084, que liga as cidade de Irará a Coração de Maria, para protestar e chamar atenção das autoridades para a questão da falta de segurança na comunidade.
Eles denunciam a quantidades de assaltos, principalmente celulares, arrombamentos de casas e até homicídios, fatos que vêm acontecendo com frequência. “Nós não suportamos mais tanta insegurança e por esta razão decidamos realizar este ato. Aqui (Bento Simões), eles (bandidos), querem nos calar e já tem moradores recebendo ameaças caso denuncie a policia”, falou uma moradora que pediu para não ser identificada.
Segundo o suplente de vereador Joelson de Oliveira Silva Dantas (MDB), a reivindicação da comunidade é o retorno do um posto policial no distrito. “Na comunidade existe um prédio e neste local já funcionou um posto policial, mas foi desativado”, lembrou o emedebista.
Durante o ato, os manifestantes reclamaram do prefeito Juscelino Souza (DEM) e dos vereadores alegando que fazem “vistas grossas” para o problema.
Importância histórica da comunidade
Bento Simões, é a comunidade rural do município de Irará e traz consigo um simbolismo histórico. Faz parte do Morgado de Bento Simões, português de nascimento, originário de S. Cosme do Vale (Braga) e que se fixou no Brasil provavelmente no início do século XVIII, em terrenos adquiridos ao Cel. Francisco de Souza. Embora a interpretação geográfica atual não mais nos autorize a considerar esta região como integrante do Recôncavo, está situada no mapa organizado por Teodoro Sampaio para a dita região integrada no movimento da economia açucareira ou do ciclo da cana-de-açúcar, o que se evidencia pelo número de engenhos aí construídos.