Quem nunca se perdeu em estrada vicinal de um determinado município por não ter ninguém para informar o destino quando está indo pela primeira vez? Difícil encontrar quem nunca ‘quebrou a cabeça’ tentando chegar a uma comunidade e depara com cruzamentos e bifurcações e procura uma ‘alma viva’ para perguntar como chegar ao seu destino.
O prefeito de Retirolândia Alivanaldo Martins, “Vonte do Merim” como é conhecido, preocupado com esta situação resolveu investir em placas para toda zona rural e segundo ele não ficou tão caro, aproximadamente R$ 60 mil para sinalizar as estradas vicinais. O Município possui 203 km² e uma população de aproximadamente 13 mil habitantes.
Existem placas do tamanho normal usada em rodovias e outro menor que indicam como chegar aos povoados. “Esta iniciativa da secretaria de Infraestrutura tem facilitado a vida de vendedores e veículos de empresas que vão fazer entregas, além de pessoas que são convidadas a visitar povoados e não contam com pessoas conhecidas para guiá-las e acabam se perdendo”, afirma o prefeito.
Vonte disse ao Calila Notícias que a região mais complicada, onde há muitas estradas parecidas é na região do Povoado de Vargem e Lagoa Grande e os motoristas acabam confundindo e quando dão conta que estão errado que encontra alguém para perguntar a resposta tem sido “ficou bem atrás”, “você teria que ter entrado em tal lugar”.
O secretário de Infraestrutura do Município, Cláudio Melo disse que é de fácil visualização tanto durante o dia quanto a noite, por ser fluorescente, a mesma pintura e material usado em rodovias. Segundo o secretário, praticamente toda zona rural está sinalizada, mas se por ventura alguma pessoa entender que um determinado ponto requer uma placa o pedido será atendido.
Além de Retirolândia é possível encontrar placas indicando acesso ao zona rural em outros municípios, mas nenhum com a sinalização total da zona rural.
Redação CN