Assim como ocorre na lavagem do Bonfim em Salvador,a Procissão do Fogaréu em Serrinha atrai, dentre as milhares de pessoas, lideranças políticas, independentemente de ser ou não ano eleitoral.
Serrinha I – Colina Sagrada ganha terço gigante na 89ª edição da Procissão do Fogaréu
Além do prefeito da cidade Adriano Lima (MDB) esteve presente o deputado estadual Luciano Simões (DEM) apoiado por ele, ex-prefeito por dois mandatos e agora exercendo o cargo de deputado estadual Osni Cardoso (PT) e o deputado Alex da Piatã (PSD) natural de Coité e que tem forte atuação na igreja católica. Além de vereadores do município.
O prefeito Adriano disse ao Calila Notícias que a Prefeitura tem contribuído em todas as gestões para manter essa tradição e este ano inovou com a colocação das luzes em formato de terço e já planeja um apoio ainda maior no próximo ano quando irá comemorar os 90 anos de procissão do fogaréu.
O deputado Luciano Simões disse que a procissão do Fogaréu representa muito para ele e para toda região do sisal e principalmente para o povo de Serrinha pelos 89 anos de tradição e nos mais de 140 anos de emancipação, “com certeza uma das mais tradicionais procissões do nosso estado e quem sabe até do Brasil. Realmente é um espetáculo de fé do nordeste e Serrinha dá um show, aproveito para abraçar Dom Ottorino e toda comunidade católica”, disse o deputado.
O deputado Osni Cardoso ao se referir aos 89 anos da Procissão do Fogaréu lembrou a história dos seu primeiros anos, quando segundo ele na época a grande dificuldade de transportes as pessoas saiam de outras cidades e povoados a pé para participarem da procissão.”Eu considero esse o ponto alto da tradição do povo de Serrinha e da região, é um momento forte que reúne milhares de pessoas e considero uma grande expressão de fé, capitaneada pela igreja católica, mas vivida e presenciada por todo serrinhense”, afirmou o parlamentar.
Alex da Piatã esteve na procissão acompanhado da esposa e vice-prefeita de Coité, Genivalda Pinto conhecida por Val, casal que antes mesmo de ingressar na vida política sempre participou dos movimentos da igreja católica. Alex disse que é uma tradição imperdível, segundo ele é um ato que marca a semana santa na região do sisal e conhecido em todo o Brasil.
Val disse que viver a quaresma e a semana santa é sempre uma forma de reviver tudo que Jesus passou, e faz com que a gente renove nossa fé.”A gente celebra a paixão e morte, mas acima de tudo a vida, na ressurreição no domingo de páscoa”, ressalta a vice prefeita de Coité.
Vários vereadores serrinhenses também marcaram presença, inclusive Edylene Ferreira, ela que presidente a União dos Vereadores da Bahia, ela disse que é um momento de reflexão e reencontro entre as famílias, pois, a data especial faz com que aqueles serrinhenses que moram fora se façam presente neste momento tão marcante na história da igreja católica.
Edylene disse que vem de berço católico, pois, seu avô foi ministro da eucaristia e sua família mantém a mesma sequencia participando sempre dos atos da igreja.’É um momento diferente onde as redes sociais está tomando conta de tudo e possamos refletir mais e sair e tirar nossos filhos desse uso diário dos celulares e ouvir a palavra de Deus, ouvir os ensinamentos do papa que tem nos passado”, conclama a vereadora.
O vereador Rogério exaltou o trabalho de Dom Ottorino ao afirmar que o bispo tem revolucionado os trabalhos da igreja católica em Serrinha e o resultado disto é visto pela grande participação de pessoas na procissão do fogaréu.