Moradores do pequeno povoado de Jardim, distante 25 km da sede do município de Sítio do Quinto no Território de Identidade Nordeste II, ainda muito abalados com a forte chuva que caiu na região no inicio da noite de quarta-feira, 03, e que em poucos minutos um grande volume d’água vindo de um riacho inundou dezenas de residências, tentam se recuperar emocionalmente e materialmente, pois, viveram o grande drama de terem que abandonar as casas as pressas e não tiveram tempo de retirar nada, a exemplo de móveis, eletrodomésticos, roupas, alimentos, além de outros bens. Felizmente não houve morte.
O Calila Notícias fez uma visita na manhã de sábado, 06, a referida comunidade e registrou o caos e viu que os moradores próximos ao posto de saúde e da igreja católica onde está a parte mais baixa do povoado, foram os que mais sofreram com a enchente, teve residência que a água atingiu altura de 1,70m.
A engenheira agrônoma Frandelia Andrade, residente na comunidade, disse ao CN que outra cheia semelhante a esta, embora em menor proporção aconteceu em 2010, segundo ela as pessoas perderam seus bens depois de terem as casas invadidas, mas na ocasião atingiu a parte mais baixa, desta vez o situação foi mais grave quando afetou cerca de 70% do povoado.
Frandelia disse ao Calila News que o povo ficou em alerta depois da cheia ocorrida há nove anos e explicou como aconteceu a enchente – Ouça
Morador disse que não volta mais para morar em residência inundada
Um dos moradores que perdeu tudo em casa foi o senhor José Sebastião da Conceição, 50 anos, pai de 7 filhos, mas atualmente moram 4 na casa. Ele disse ao CN que no momento da chuva foi de muita aflição, “quando começou eu disse a uma das filhas, cuida de arrumar alguma coisa ai que hoje a cheia vem pesada, ai fui olhar o riacho quando sai a água já vinha aqui [apontou para o quintal da casa e que a água já estava no joelho]. José disse que não demorou nada e o nível da água já atingiu seu pescoço.
Segundo Sebastião não vai mais morar na residência por não querer passar por outras situações semelhantes juntamente com a família.
O CN conversou também com a Thais, uma das filhas do Sebastião, ela afirmou que a chuva chegou pouco antes das 19h e agradece por ter sido ainda cedo, pois, poderia ter sido uma tragédia com mortes se ocorresse na madrugada, falou da dificuldade de retirar seus avós João Vieira de 86 anos e Dona Virgília, 85.
Ação e Solidariedade vêm sendo tão rápida quanto a enchente
Os moradores atingidos pela enchente, tão logo retornaram as suas casas após o nível da água abaixar, encontraram todo móvel destruído, outros não estavam porque foram levados pela correnteza, a exemplo de alimentos, roupas, e objetos menores, mas o ato de solidariedade das pessoas aconteceu também de forma rápida e logo foi iniciada a campanha de arrecadação para atender as famílias atingidas e os donativos chegam a todo instante.
A Prefeitura Municipal através da Secretaria de Trabalho e Assistência Social tem sido um ponto de coleta e distribuição, as pessoas chegam com alimentos, roupas, móveis a maioria semi-novos, para atender aqueles que mais precisam deste apoio no momento.
Prefeito Jair e deputado Alex da Piatã empenhados em busca de solução para que situação não volte a ocorrer
Na manhã de sábado o prefeito Jair e toda equipe de Governo convidou o deputado estadual Alex da Piatã para acompanhar in loco o drama vivido pela comunidade de Jardim e ao chegar puderam constatar o tamanho do prejuízo sofrido pelos moradores.
Jair disse ao CN que antes do inicio da chuva esteve visitando uma obra em construção na comunidade e pensava como resolver o problema em caso de chuva forte por conhecer a situação de enchente. Disse que pouco tempo depois de chegar em casa, por volta das 19h foi informado da inundação e de imediato retornou ao povoado e constatou os estragos.
De acordo com o gestor o convite feito ao deputado Alex da Piatã foi para que ele visse in loco os estragos e mantivesse contato com a Defesa Civil do estado no sentido de encaminhar os técnicos para realizar estudos que viabilizem possíveis alterações que possam evitar novas ocorrências.
Jair aproveitou para agradecer a cada pessoa envolvida nesta ação solidária, “graças a Deus teve uma resposta muito rápida de solidariedade, fizemos também um trabalho de gestão, todas as secretarias envolvidas e o que tenho a dizer que toda solidariedade do povo de Sítio do Quinto e dos municípios vizinhos foi algo impressionante, as pessoas deram uma resposta e continuam dando quando realizam eventos beneficente e tudo isso a gente vê como ponto muito positivo, vemos que ainda existem pessoas solidarias e que pensam no próximo”, concluiu o prefeito.
O deputado Alex da Piatã disse que não poderia deixar de comparecer ao Povoado de Jardim para sentir de perto o drama vivido pelo moradores, lutar para que em tempo muito breve retorne ao convívio normal, e diante de todo sofrimento de perda material ele disse que o momento é de agradecimento a Deus por não ter ocorrido mortes.
“Agora vamos tomar as providencias necessárias, já iniciamos os contatos com a Defesa Civil para fazer uma análise e tentar encontrar uma forma para que novas tragédias não voltem a acontecer, porque foi um aviso, se a chuva chega por volta da meia noite poderia ter acontecido o pior. Então já acionei o estado na pessoa do doutor Paulo coordenador da Defesa Civil que vai chegar com uma equipe técnica especializada para fazer um diagnóstico para encontrar uma maneira de evitar novas tragédias”, disse Alex.
Enquanto o deputado estave na localidade ao lado do prefeito e sua comitiva viu a população se preocupar mais uma vez, pois, estava bastante nublado e a chuva chegou, felizmente não ofereceu nenhum risco
Veja abaixo um pequeno vídeo do momento de alegria de um idoso que perdeu tudo e recebeu o colchão e disse estar muito feliz por isto
Estrada bastante danificada
A chuva que caiu na quarta-feira não afetou apenas o centro da comunidade de Jardim, a estrada que liga ao povoado de Tingui também está bastante danificada e se voltar a chover forte certamente ficará intransitável. Riachos e tanques as margens da estrada estão transbordando e provocando cortes e consequentemente estreitamento na principal ligação entre os povoados.
Pelo visto, a Prefeitura vai precisar de algumas semanas para recuperar vários pontos da estrada.
Veja abaixo fotos de Roseli Silva, registradas no dia seguinte após a enchente
Redação CN