Nesta quarta-feira (1º), mais uma escola do interior baiano adotou o sistema de ensino do Colégio da Polícia Militar (CPM). A Escola Municipalizada Maria José dos Santos Lima, o antigo Médici, em Paripiranga município do Nordeste da Bahia, passou por uma série de ajustes de infraestrutura que atenderam as principais demandas existentes, desde a pintura completa a reparos nas instalações para proporcionar um melhor ambiente de trabalho para professores e alunos.
Na unidade de ensino, durante o ano letivo, serão desenvolvidas atividades pedagógicas que visam à formação cívica e cidadã para os 312 alunos do fundamental II, ou seja, do 6º ao 9º ano, distribuídos nos turnos matutino e vespertino.
O novo sistema é resultado da assinatura do Termo de Cooperação Técnica (TCT) firmado entre a PMBA e a Prefeitura Municipal de Paripiranga e este Sistema de Ensino da rede CPM consiste na capacitação de policiais militares da reserva, contratados pelas prefeituras voluntárias. No caso de Paripiranga, serão desenvolvidas atividades pedagógicas que visam à formação cívica e cidadã para os 312 alunos.
Segundo o coronel Anselmo Brandão, comandante geral da PM/Ba, no inicio eram apenas 07 escolas e hoje são 48, incluindo a recém implantada em Paripiranga. Ao Calila News, Coronel Anselmo Brandão falou com surgiu a idéia destes colégios e os resultados que vem obtendo – Ouça
Um dos entusiastas desta ideia, incentivador dos prefeitos que fazem parte do mandato, o deputado Alex da Piatã (PSD) lembrou que o fato de ser disciplina militar, não “mexe absolutamente nada na questão da pedagogia e na metodologia de ensino, ou seja, isto tudo é preservado. Muita gente que acaba confundindo e hoje o que precisamos é resgatar a disciplina do aluno”, falou o social democrata. Ouça a entrevista completa
Parte do PT tem opinião contrária a implantação deste modelo de ensino
A deputada Fátima Nunes (PT), falou ao CN que o PT tem muita discussão interna sobre a implantação destas escolas com disciplina militar, “até por conta do momento que nós estamos vivendo no Brasil, ou seja, aquele processo de militarização que nem sempre gera o que a gente espera”, falou a petista. Ela disse que, apesar desta discussão, este projeto do governo Rui Costa tem uma coisa boa – Ouça
Aniversário do município
A entrega da escola fez parte de uma extensa programação para comemorar os 133 anos de emancipação política de Paripiranga. Ás 08h foi celebrada uma missa solene e em seguida inaugurada a reforma da sede da Companhia da PM.
O prefeito Justino Neto (PV), destacou a importância da reforma da companhia que deu mais conforto aos policiais de plantão. “Com referencia a escola com disciplina militar, já estamos pensando em ampliar no próximo ano para o fundamental I”, afirmou Justino Neto.
O deputado federal Uldorico Júnior, disse ao CN que ações realizadas em parceria entre o governo e a Prefeitura no sentido de garantir mais segurança, demonstra a preocupação do prefeito Justino Neto, “permitindo que Paripiranga dê mais passos para frente”, concluiu.