A 8ª edição da Romaria da Santa Cruz do Serrote, em Sítio do Quinto, município localizado no Território Semiárido Nordeste II, reuniu milhares de fiéis no domingo (05). Embora tenha sido criada há pouco tempo, a Romaria atrai pessoas de toda região e de cidades do interior de Sergipe, já que Sítio do Quinto-BA fica bem próximo a divisa.
A Romaria é uma iniciativa do padre Rosivaldo Gama Wanderley e segundo ele, um estudo realizado junto às pessoas mais idosas da região, a primeira cruz foi fincada em 1901 e com o tempo teve o desgaste e foram sendo fixadas outras e esta é terceira.
“É uma experiência de fé centenária e ao chegar por aqui (Sítio do Quinto) em 2007, por Deus fui conduzido para ajudar o povo nesta experiência e em 2012 começou de forma surpreendente a romaria atraindo romeiros de toda região, inclusive dos estados de Sergipe e Alagoas. Sempre contamos com a participação de mais de vinte mil romeiros e durante todo o dia são celebradas missas, confissões, louvor, teatro e muita louvação”, afirmou padre Rosivaldo.
Padre Rosivaldo Gama foi ordenado há dezoito anos, ele é natural do município alagoano de Colônia de Leopoldina e, após passar pelas paróquias de Santa Brígida, Pedro Alexandre, chegou há oito em Sitio do Quinto e mobilizou a comunidade católica para criação desta romaria que cresce a cada ano.
Ele também relatou que são vários os depoimentos de milagres em louvou a Santa Cruz. Em entrevista ao Calila News, detalhou tudo sobre a Romaria da Santa Cruz do Serrote – Ouça
A romaria acontece em uma área de sete mil metros quadrados e com o apoio do governo do estado e da Prefeitura Municipal foi instalado o sistema de abastecimento d’água, energia elétrica e estradas totalmente planejadas, além de dois estacionamentos medindo 25.000 m². “Ao percebermos que ficou pequeno, compramos outra área para estacionamento”, lembrou o religioso.
A área da romaria conta com estrutura de restaurante, palco e sanitários fixos, bebedouro com água potável, trinta tendas que são usadas para confissões.
Questionado sobre o reconhecimento da igreja desta romaria, o padre disse que “o povo de Deus já reconhece mesmo sem ser o reconhecimento oficial. Na verdade toda experiência de fé do povo é reconhecido e a diocese de Paulo Afonso já reconhece este local como lugar de peregrinação, mas dentro de pouco tempo Dom Guido Zendron (Bispo da Diocese de Paulo Afonso) estará reconhecendo este santuário da diocese”, externou o padre romeiro, como gosta de ser chamado.
O religioso relatou também que são vários os depoimentos de milagres em louvou a Santa Cruz.
São cinco romarias durante o ano
Cinco romarias acontecem durante o ano, segundo o padre Rosivaldo Gama. Em maio, a Romaria da Santa Cruz do Serrote; julho, Romaria do Padrinho Padre Cícero; setembro, festa em louvou a Nossa Senhora das Dores, outubro; Romaria de Nossa Senhora Aparecida, com destaque para presença dos mulandeiros e tropeiros de sete estados do Brasil e em dezembro a Romaria dos Carros de Boi.
A devota de Santo Antonio e São Francisco, Maria de Jesus, 60 anos, residente no município de Coronel João Sá, falou ao CN que aos 11 anos de idade, sentia fortes dores no coração e fez uma promessa a Santa Cruz que se ficasse boa, durante o resto de sua vida, vestia branco aos sábados e usava túnicas iguais as dos santos que referencia nas romarias.
Dona Tereza de Jesus, 79 anos, é moradora de Jeremoabo, disse que há 22 anos participa da Romaria de ‘Padim’ Padre Cicero em Juazeiro do Norte, mas conheceu está do Serrote há quatro anos e não deixou mais de participar, segundo ela tem notado um grande crescimento a cada ano que passa. Disse que mesmo estando perto de completar 80 anos subiu as escadarias da serra com muita tranquilidade.
Prefeito apoia e quer o reconhecimento nacionalmente
O prefeito de Sítio do Quinto Jair vestiu a camisa da Romaria e marcou presença no ato religioso, ao Calila Noticias ele disse que a Prefeitura não mede esforços para apoiar a festa e isto acontece em vários segmentos de modo especial na infraestrutura, disponibilizando todo transporte para o que for necessário e sobre o futuro ele confessou seu desejo é buscar apoio para incluir na rota do turismo religioso e fazer as romarias ficar conhecidas em todo Brasil, não apenas no nordeste.
Além do prefeito Jair, estiveram no ato religioso o deputado estadual Alex da Piatã, deputado federal Claudio Cajado e a deputada estadual Fátima Nunes, clique aqui e saiba mais sobre a participação deles.
Feira-livre bem ao estilo nordeste
As feiras-livres na cidade de Sítio do Quinto acontecem aos domingos, mas a Prefeitura antecipa para sexta-feira todas as vezes que acontecem romarias. Os feirantes, em número bem maior que as feiras normais, transferem suas barracas para área do evento e é possível encontrar todos os tipos de mercadorias, porém, em maior quantidade, roupas e utensílios pessoais.
Alison Ribeiro, residente em Aracaju, colocou uma barraca só para venda de relógios e segundo ele, o numero de fieis estava bem maior que os anos anteriores, mas as vendas não estavam correspondendo às expectativas e isto, na sua opinião, deve-se a crise financeira. Relógio por R$ 10.
Redação CN