Os índices de criminalidade na região sisaleira de um modo geral vem tendo uma queda significativa nos últimos anos, mas se eleva com as ocorrências no município de Araci, embora não apresentando números oficiais das ocorrências, de maneira extra-oficial percebe-se que é a área de responsabilidade do 16º Batalhão PM onde a guarnição tem mais chamado.
Vale ressaltar que o Município tem uma população rural muito grande, são vários povoados e distritos espalhados numa área territorial que mede 1.496 km², parece pequeno, mas é o dobro de Conceição do Coité e quase três vezes maior que Serrinha, o que pode contribuir para a violência, também por não ter efetivo policial permanente.
A última ocorrência foi registrada na manhã desta quarta-feira, 08, no Povoado Sem Freio, tendo como vítima Otaciano Matos Lima vulgo “Bolinha”, 25 anos.
Segundo relato da PM, a guarnição estava em deslocamento para zona rural do município, justamente para a área limítrofe com Tucano em vista de intensificar o policiamento, onde conforme informações levantadas anteriormente teria retornado o confronto entre meliantes de facções adversárias, quando por volta das 10h30, no trajeto a viatura em ronda foi informada por transeuntes que acabara de acontecer um homicídio no povoado do Sem Freio.
A guarnição deslocou até o local aonde constatou a veracidade. Que elementos não identificados efetuaram disparos contra a vítima e fugiram em destino ignorado, que teria chegado também com rostos descobertos e que conforme informações levantadas, os autores teriam sido os mesmos que no último domingo foram de rostos descobertos e efetuaram vários disparos na comunidade, onde foi atingido uma pessoa que foi socorrida para hospital de Tucano.
Não há informações sobre a motivação do homicídio no Sem Freio que fica próximo ao limite com Tucano que também tem uma área territorial muito grande, (2.800 km²).