Entre 20 e 24 de junho acontece o São João do município de Senhor do Bonfim, Norte Baiano, e o esquema de segurança para os cinco dias contará com mais de 500 policiais para garantir a tranquilidade de bonfinenses e turistas. Além da atuação no policiamento ostensivo nos dias de festa, as polícias Militar e Civil estarão atentas à proibição do uso de espadas de fogo na cidade que chega ao terceiro ano.
Além de patrulhas que se movimentam entre o público observando tudo ao redor – recurso amplamente utilizado em grandes eventos –, o tenente-coronel José Carlos Soares Mariano, comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar (BPM/ Senhor do Bonfim), revelou que a PM também realizará rondas com equipes motorizadas pelos arredores do evento.
O oficial da PM reforçou que já existe um trabalho continuado e integrado entre as principais forças de segurança na cidade e que isto tem conseguido reduzir crimes contra o patrimônio, como o roubo a estabelecimentos comerciais. “Todo roubo na cidade é mapeado para auxiliar no trabalho preventivo”, explicou o oficial.
À frente da 19ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), o delegado Felipe Néri, contou que uma Delegacia Especial de Área será montada no Parque da Cidade – circuito da festa – para facilitar a rotina do público forrozeiro. “Atuaremos também com policiais infiltrados”, falou.
As mulheres vítimas de assédios e outros tipos de abuso, contarão com policiais femininas, principalmente escrivãs, para realizarem a denúncia dos crimes ocorridos no circuito junino.
CN * Fonte: SSP/BA