Uma informação um tanto desagradável repercutiu na tarde desta sexta-feira, 21, em Riachão do Jacuípe, dando conta que a empresa calçadista Paquetá está encerrando as atividades. A decisão foi anunciada pelos representantes da empresa depois de uma reunião no inicio da tarde de hoje que contou também com representantes do Sindicato dos Trabalhadores do Setor de Calçados (Sintracal), e comunicada aos 190 funcionários em seguida.
O CN apurou que a Paquetá, que atuou por seis anos no município prometeu honrar seus compromissos e obrigações, e pagará as verbas rescisórias a todos os trabalhadores/as.
Nossa equipe entrou em contato com o representante do Sintracal – na região Ricardo dos Santos Tavares, popularmente conhecido por Léo do Sindicato, o mesmo afirmou ter participado da reunião e informou que “as conversas com representantes da fábrica e nós do sindicato já vinham algum tempo e a empresa sempre falava que a crise econômica estava prejudicando o setor e sinalizava que poderia acontecer o encerramento das atividades em Riachão do Jacuípe. E aconteceu hoje na conversa com todos os trabalhadores e trabalhadoras. A Paquetá afirmou que vai horar com suas obrigações. E nós do sindicato informamos a todos eles que vamos acompanhar esse processo, o pagamento das rescisões as homologações, que libera a documentação para os trabalhadores receberam o FGTS, 40% e a guia do seguro desemprego”, garante Leo.
Ainda de acordo com o presidente da Sintracal, “esse é o primeiro momento, paralelo, o Sindicato vai buscar contato com o governo do estado para que através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico possa atrair outra empresa para o galpão. Assim como aconteceu com as unidades das fabricas de Serrinha, Coité e Valente em 2014 quando fecharam, o governo do estado levou novas empresas para estas cidades. Espero que isso aconteça, pois temos galpão e mão de obra qualificada aqui em Riachão do Jacuípe. Concluiu.
Redação CN