Junho, o mês dos santos festivos, Santo Antônio, São João e São Pedro está chegando ao fim. Após as comemorações aos dois primeiros santos, resta celebrar aquele que é considerado o protetor das viúvas, dos pescadores, guardião das portas do céu e padroeiro da Igreja, São Pedro.
A VOCAÇÃO de Pedro acontece às margens do Lago de Genesaré. Os apóstolos passaram a noite toda sem nada pescar e Jesus lhes encheu os barcos de peixes. Disse a Pedro: “Não tenhas medo: de agora em diante, serás pescador de homens” (Lc 5,10). . Essas palavras valeram, também, para os outros companheiros de Pedro. Todos deixaram as redes e seguiram a Jesus.
SÃO PEDRO chamava-se Simão e era filho do pescador Jonas. Homem generoso, arrojado e impulsivo. Jurou morrer pelo Mestre, mas renegou-o três vezes. Foi o primeiro Papa da Igreja Católica: “Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as forças do inferno não prevalecerão contra ela” (Mt 16, 16). Morreu crucificado, a seu pedido, de cabeça para baixo, em sinal de humildade, no ano 67.
SÃO PEDRO invocado como protetor de diversos grupos. Os pescadores o comemoram porque Pedro era pescador. Os porteiros, e quem faz promessa para conseguir casa, também, o tem como padroeiro, porque Jesus, certo dia, disse a Pedro: “A ti darei as chaves do Reino dos Céus: o que ligares na terra ficará ligado no céu; o que desligares na terra ficará desligado no céu” (Mt. 16,19).
MAS porque São Pedro é invocado como padroeiro das viúvas? Uma passagem bíblica conta que Jesus curou a sogra de Pedro. “Entrando Jesus na casa de Pedro, viu a sogra dele deitada com febre. Tomou-a pela mão, e a febre passou; ela se levantou e se pôs a servi-los” (Mt. 8,14-15).
NA FESTA de São Pedro, a Igreja celebra, também, o dia do Papa, o sucessor de Pedro no governo da Igreja. Hoje, o sucessor de São Pedro, é o Papa Francisco. Representante de Cristo no mundo. É chamado Papa porque continua sendo o pai de todos os discípulos de Jesus. Está a serviço de todos. É o bom pastor. Denunciador de injustiças. Profeta da vida e da esperança. Peregrino da Paz e da Fraternidade. Servidor dos servidores de Deus. “Que o Senhor o conserve, lhe dê longa vida e o faça feliz na terra e jamais permita que as forças inimigas prevaleçam contra ele”.
Dom Itamar Vian
Arcebispo Emérito