O Distrito de Bandiaçu, município de Conceição do Coité, e o vizinho Povoado de Minação, em Barrocas realizaram nesta terça-feira, 25, o tradicional ‘rappa’, algo semelhante ao arrastão do carnaval e tem como público alvo aquelas pessoas que não gostariam que a festa terminasse e aproveitam até o último momento para se divertir.
Os foliões depois de descansarem um pouco da última noite de forró nos palcos ao levantarem se reúnem e saem de porta em porta para buscar comida e bebida que sobrou durante os festejos de São João. Em Bandiaçu onde o ‘rappa’ completou neste ano 54 anos, centenas de pessoas saíram atrás de um potente carro de som e na medida que passava pelas ruas, algumas pessoas ficam com a incumbência de pegar os alimentos e as bebidas para distribuírem para os demais.
Em Minação a festa é idêntica a de Bandiaçu, a diferença está apenas no som para animar a multidão. Os barroquenses saem de casa em casa recolhendo os alimentos e bebidas usando uma carroça com tração humana (membros da comissão) e um potente som que não deixa ninguém parado.
Eliseu Mota um dos coordenadores da festa em Minação disse que os primeiros ‘rappas’ não era padronizada com camisas, usavam uma radiola para animar até descarregar a bateria e continuavam o embalo mesmo sem som. Eliseu disse que diante do grande número de participantes, as pessoas se preparam para oferecer o alimento comprado ou feito para o rappa, pois, segundo ele só o que sobra não atende os ‘comilões’ e ‘beberrões’.
Tanto em Bandiaçu quanto em Minação depois de entraram em centenas de casas, o foliões vão para os centros das comunidades onde acontecem apresentações de bandas para finalizarem oficialmente o São João. [Não foi possível registrar outras fotos em Bandiaçu, em virtude da chuva]
Vídeo se refere ao rappa de Minação, distante cerca de 3 km de Bandiaçu
Viste a página especial do São João da Bahia no Calila Noticias
soumaisabahia.com.br/saojoao2019