Juízes, servidores da Justiça Eleitoral e autoridades políticas dos municípios de Araci, Candeal, Capela do Alto Alegre, Cipó, Conceição do Coité, Ichu, Nova Fátima, Nova Soure, Pé de Serra, Retirolândia, Riachão do Jacuípe, Ribeira do Amparo, Santaluz, São Domingos, Teofilândia e Valente, se reuniram na cidade de Conceição do Coité para discutir a nova logística da biometria, durante a audiência pública realizada na manhã desta quarta-feira, dia 26. A audiência, realizada na Câmara Municipal, foi presidida pelo juiz Ouvidor do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), Rui Carlos Barata Lima Filho.
Juntos, estes municípios totalizam 287.488 eleitores, dos quais quase 126 mil (43,82%) ainda não atualizaram o cadastro eleitoral com a biometria. O evento permitiu que as lideranças dos diversos municípios tirassem duvidas, dessem sugestões e alguns até já alcançaram alguns objetivos, principalmente daqueles municípios que não têm comarca próxima, a exemplo de Capela do Alto Alegre.
Rui Barata ouviu atentamente as demandas e a principal delas, era a questão de logística e deslocamento das pessoas para as sedes de comarcas onde ficam a sessões eleitorais. O ouvidor disse que a ideia de agendamento é justamente para atender as pessoas de povoados e distritos que escolham um dia na semana que vá a cidade sede para resolver outros assuntos e tendo feito o agendamento, o eleitor pode passar no cartório e fazer o recadastramento.
Agendamento – A nova fase da biometria no estado tem como prioridade o agendamento, por meio de site e telefone. Para o atendimento com hora marcada, o eleitor deverá acessar o endereço eletrônico agendamento. tre-ba.jus.br ou ligar para Central de Atendimento 0800 071 6505. Para agendar, o interessado deverá informar o número do título. Caso não possua a inscrição eleitoral ou não saiba o número, o eleitor deverá informar o número do CPF, data de nascimento e nome completo dos pais. Além disso, o cidadão poderá informar número de telefone e e-mail. Esses últimos dados são importantes para que o eleitor receba confirmação e lembretes sobre o agendamento.
O juiz Rui Barata esclareceu dois pontos em entrevista ao Calila News, sobre a necessidade de recadastramento, caso o eleitor não faça dentro do prazo determinado terá o titulo de eleitor cancelado e ele não votará em 2020. E outro assunto tem relação a participação dos agentes políticos na condução do eleitor até os cartórios. Ouça
Segundo o juiz da 132ª zona eleitoral que envolve os municípios de Conceição do Coité e Ichu, Gerivaldo Alves Neiva, os trabalhos estão bem avançados. No caso de Conceição do Coité já passou dos 50% e Ichu está nesta porcentagem, apesar de não ter ainda um posto instalado para esta finalidade, o que deverá acontecer na semana que vem. Ele falou ao Calila News – Ouça
Dos municípios presentes, Capela do Alto Alegre na Bacia do Jacuípe é o que tem o menor número de biometrizados e segundo o líder comunitário e ex-vereador Valdoberto Martins, conhecido por Beto, isto se deve ao fato município pertencer à zona eleitoral de Retirolândia e as dificuldades para deslocamento, pois, o eleitor tem que viajar 75 km. Ouça
Rui Barata garantiu que na próxima semana estará funcionando um posto de biometria na cidade.
A presidente da Câmara de Vereadores de São Domingos, Givalda Vieira do Santos (PP), externou uma situação vivenciada em seu município. Segundo a chefe do Legislativo, os moradores da zona rural e aquelas pessoas que são integrantes do programa Bolsa Família, já estão quase todos biometrizado, mas o problema esta com os trabalhadores do comercio e funcionários públicos que não têm como deixar suas atividades para irem a Valente fazer a biometria por causa do tempo.
“Estamos disponibilizando, dentro do possível, o transporte da Câmara entre 11h30 e 14h para levar as pessoas até Valente. Muitos deles saem do trabalho com os uniformes das empresas e vão assim mesmo. Encontrei outra situação e procurei resolver de forma simples, ou seja, como os homens não podem entrarem de short no fórum e muitos deles não têm tempo de irem em casa vestirem a calça comprida, comprei uma número 50 e vou emprestando a calça”, falou a vereadora.
A vice-prefeita de Conceição do Coité, Givalda Pinto da Silva, compôs a mesa de trabalho ao lado do Juiz e do presidente da Câmara Ernandes Lopes, além de outras autoridades, disse que as pessoas não devem encarar como pré-campanha e que os agentes políticos tenham como unica finalidade ajudar o TRE para que todos os eleitores não deixem de exercer sua cidadania.
Redação CN