Conceição do Coité teve uma manhã de quarta-feira, 24/07, bastante concorrida com a inauguração das novas instalações da Sede do Fórum Durval da Silva Pinto que fica em um local bastante estratégico, Praça Theognes Antônio Calixto, construído por dois pavimentos que totalizam aproximadamente 1.600 M², mesma área onde estão a sede da Prefeitura e Câmara Municipal, Secretaria de Educação do Município e Vara do Trabalho, está última inaugurada no ano passado.
As novas instalações oferecem arquitetura moderna e confortável para os serventuários e também para o público em geral com todas as salas climatizadas e boa acessibilidade para pessoas portadoras de deficiência, tendo inclusive elevador. A Pedra Fundamental foi lançada em 24 de outubro de 2017 – Relembre
A solenidade de inauguração contou com a presença do desembargador José Olegário Monção Caldas, ele que representou o presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargador Gessivaldo Britto, desembargador Emílio Salomão Pinto Resedá e o juiz da Comarca de Coité e diretor do Fórum Gerivaldo Alves Neiva. Além da juíza de Direito, da Vara dos Juizados Especiais, Cristiane Cunha Fernandes, diretora do 1º Grau do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, Mariana Laranjeira, presidente da Ordem dos Advogados subseção/Coité Henrico Araújo, promotora de Justiça, Poliana Quintela, Paulo Chenaud, coordenador dos Juizados Especiais, Juiz Mateus Moitinho, de Itaberaba, Mozart Cavalcante, diretor regional da Polícia Civil, além de outras autoridades do judiciário, política e sociedade civil.
O ato contou ainda com a presença da vice-prefeita do Município, Genivalda Pinto, popularmente conhecida por Val, ela que representou o prefeito Francisco de Assis, que por motivos particulares em Salvador e inadiáveis precisou se ausentar, deputado estadual Alex da Piatã, e o presidente da Câmara Municipal Ernandes Lopes.
A Policia Militar da Bahia foi representada pelo tenente-coronel Gilson Paixão, comandante do 16º Batalhão de Serrinha, sub-comandante, major Márcio Amorim, assim como o tenente Laerth Lopes comandante da 4ª CIA Coité.
A solenidade foi aberta com o hasteamento das bandeiras ao som do Hino Nacional executado pela Orquestra Santo Antônio sob a regência do maestro Thomas. Logo em seguida as autoridades se dirigiram para o lado do Fórum onde foi montada uma estrutura para os discursos.
O juiz Gerivaldo Neiva fez a abertura e não escondeu a emoção de fazer parte desta história. O magistrado depois de saudar a todos, lembrou que ingressou na magistratura da Bahia na longínqua data de 06 de dezembro de 1990. “Lá se vão, portanto, quase 29 anos. Isto representa, senhor desembargador, mais da metade da minha existência dedicada ao Poder Judiciário da Bahia”, afirmou.
De acordo com o juiz, nesta jornada não tem nada a reclamar. “Só a agradecer pela oportunidade que a vida me deu de contribuir com a realização da Justiça nas Comarcas por onde passei. Nesta jornada, senhor desembargador, evidente que tive momentos de frustração, alguns poucos momentos de tristeza e sentimento de impotência por não poder satisfazer a todos os jurisdicionados com uma prestação jurisdicional mais célere. De outro lado, nunca tive medo, pois esse é um sentimento que não me acompanha. Aliás, posso dizer, em verdade, que nunca tive tempo para ter medo!” Revelou.
“Este é o dia de maior alegria na minha vida de magistrado, pois estamos concretizando um sonho sonhado há muitos anos, é um sonho que começou por um, foi tomando conta de outros e terminou se transformando no sonho de uma coletividade. O sonho de um novo fórum, portanto, deixou de ser o sonho de um sonhador para se transformar no sonho de todos e estamos, aqui e agora, presenciando a realização desse sonho”.
Gerivaldo Neiva disse que aquele lindo prédio não tem um só pai ou uma só mãe. “Ele é filho de muitos pais e muitas mães. É filho do humilde servente de pedreiro que trabalhou nesta obra. (E aqui abro um parêntesis para homenagear todos os operários que aqui trabalharam). Este Fórum é filho dos servidores e servidoras do Poder Judiciário, é filho da comunidade de Conceição do Coité, é filho das entidades da sociedade civil que se mobilizaram para a construção desse prédio, é filho do poder executivo municipal que nunca mediu esforço para colaborar com este projeto, é filho de parlamentares que também apoiaram essa ideia, é filho dos advogados e advogadas que militam nesta Comarca, é filho da Desembargadora Maria do Socorro que aqui esteve ano passado lançando a pedra fundamental, é filho do Desembargador Gesivaldo Britto que deu continuidade ao projeto, é filho de todos os Desembargadores e servidores do Tribunal de Justiça que trabalharam neste projeto, é filho do eminente Desembargador Salomão Resedá, que foi um dos maiores colaboradores para concretização desse sonho… Enfim, Senhor Desembargador, esse fórum é filho e pertence, principalmente, ao povo de Conceição do Coité”, falou emocionado o juiz Gerivaldo Neiva.
O desembargador Salomão Resedá que é natural de Coité, cujo Fórum da Comarca foi batizado com o nome do seu avô Durval da Silva Pinto, revelou em público que o TJBA vem passado por dificuldades financeiras e orçamentarias, exatamente essas dificuldades que fizeram com que, o desembargador Gessivaldo “não comparecesse a nossa terra para esta inauguração.Porque hoje, como o desembargador Olegário sabe, o tribunal está tendo uma sessão onde será decidida a desativação de algumas comarcas da Bahia”, disse o corregedor das comarcas do interior Salomão Resedá.
Mesmo diante das dificuldades, em tempo que existem mais de 230 comarcas, ele acredita que na gestão do presidente Gessivaldo, a unica comarca que ganha um fórum novo é Conceição do Coité. Resedá também narrou um pouco da biografia do seu avô – Ouça
O desembargador Olegário ao iniciar o discurso disse que estava em Coité para cumprir determinações do presidente Gessivaldo Britto. Uma seria representá-lo na terra de Salomão a quem fez grandes elogios. A segunda determinação era para dizer que o presidente do Tribunal de Justiça, não apenas inaugura as novas instalações no fórum de Coité, “para dizer aos senhores que o fórum de Coité permanecerá aberto por ordem do excelentíssimo presidente do tribunal de justiça para abrigar todos de Coité e quem quer que aqui se encaminhe, para ajudar a resolver problemas. O fórum hoje é a casa da Justiça no sentido mais amplo, porque é a casa da acolhida, a casa onde busca-se o remédio para as dificuldades”, garante o desembargador.
O deputado estadual Alex da Piatã (PSD) disse que na condição de coiteense se sente muito feliz pela obra e estendeu a alegria não só por ser em Coité como toda região, pois, essas novas instalações vão atender muito bem a toda região com um ambiente super agradável. “Eu quero aqui parabenizar a todos principalmente em nome de doutor Gerivaldo, acho que uma grande conquista doutor Gerivaldo não poderia sair de Coité algum dia sem essa grande conquista, a gente agradece ao presidente do tribunal, ao governador do estado pelo empenho em destinar esse orçamento para construção do fórum e parabenizo todo povo de Coité e região.
Após o ato na área externa, as autoridades de dirigiram para o acesso a área interna onde estava a fita inaugural que após descerrada finalmente puderam conhecer as novas instalações, descerram a placa, Salomão mostrou a foto de Durval Pinto e por último acessaram o primeiro andar onde vai funcionar a 2ª Vara do Sistema de Juizados Especiais.
A juíza Cristiane Cunha Fernandes disse ao Calila Notícias que a expectativa é que o novo espaço venha a contribuir para atender as demandas de processos existentes no total de 18 mil que segundo ela é número recorde no estado da Bahia, superando inclusive cidades como Feira de Santana, Vitória da Conquista.
A magistrada também foi homenageada com a medalha dos 410 anos do TJBA.
Apesar da inauguração acontecer nesta quarta-feira, o atendimento ao público irá acontecer a partir do dia 5 de agosto, tempo para ocorrer a mudança dos móveis e instalações de sistemas.
Veja outras fotos:
Redação CN