Foi dada a largada segunda-feira (29), para a escolha dos novos membros do Colegiado Escolar na rede estadual de ensino. As eleições, que seguem até sexta (2), acontece nos colégios da capital e interior. Com a missão de contribuir para a gestão democrática e participativa das escolas e visando a união de todos pela melhoria da educação pública, o Colegiado Escolar é composto por representantes dos estudantes, professores, funcionários e das famílias, para um mandato de dois anos.
No Colégio Estadual Azevedo Fernandes, localizado no Centro Histórico de Salvador a comunidade escolar também está envolvida com a votação. O estudante Eduardo Guilherme Neres, 12, 7º ano do Ensino Fundamental II, comemorou a sua participação. “Votei logo cedo. É importante que todos os alunos da escola participem da eleição, pois estamos escolhendo pessoas que serão nossa voz junto à gestão. Se queremos um colégio melhor, temos que colaborar para que aconteça”, declara.
A funcionária Geolândia de Araújo Cruz destacou a importância do trabalho em equipe. “Cheguei cedo e voltei logo e também mobilizei os colegas e os professores para a votação. É importante que toda a comunidade escolar se envolva por esta causa, que é a busca de resultados positivos para a nossa escola”. Já no Colégio Estadual Edivaldo Boaventura, localizado no bairro do Stiep, os estudantes utilizam os Chromebook para a eleição informatizada, que, segundo a diretora Rogéria Martins dos Santos, mobilizou toda a comunidade escolar e, também, as famílias.
Eleição no interior – A eleição também movimenta as unidades escolares por todo o interior do estado. No Centro Territorial de Educação Profissional do Litoral Sul 2 (CETEP 2), em Itabuna (426 km de Salvador), a eleição acontecerá nesta quarta-feira (31), durante todo o dia. A coordenadora pedagógica Meire Marcia Cerqueira explica a mobilização na escola. “Cada candidato de cada categoria pede seus votos de forma independente, por meio de vídeos, panfletos, passagem em sala em sala e abordagem dos colegas no intervalo das aulas”.
A estudante Maria Luiza Silva Santos, 16, 1º ano, do curso de Logística, conta que aproveita a hora do recreio para pedir votos aos colegas. “Converso com meus colegas, falo sobre as ações que buscarei junto à direção da unidade, como por exemplo, as novas tecnologias para usarmos no nosso aprendizado; e sobre a valorização da cultura e dos esportes da nossa escola, para que possamos concorrer com mais força nos Jogos Estudantis da Rede Pública (JERP)”, disse.
Colegiado Escolar – O Colegiado Escolar garante a gestão democrática do ensino público na concepção, na execução, no controle, no acompanhamento e na avaliação dos processos administrativos e pedagógicos da ação educativa, através da participação da comunidade escolar e local. Dentre as ações prioritárias do colegiado, destacam-se: acompanhamento e avaliação do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola e do Plano de Gestão e do Regimento Escolar; monitoramento e parceria com o corpo docente e equipe gestora para cumprimento do Calendário Escolar; participação no planejamento, análise e aplicação dos recursos financeiros; e articulação com a equipe gestora, incentivando o desenvolvimento de ações para a integração entre a escola, a comunidade e o território.