Uma missa solene na manhã de sábado, dia 27, marcou as comemorações do 57º aniversário do município Retirolândia, localizado no território do sisal. No final da celebração foram convidados para o altar os vereadores, ex-vereadores, secretários, ex-secretários e aqueles que exercem ou exerceram cargos eletivos, prefeitos e vice-prefeitos.
Retirolândia surgiu de uma fazenda pertencente ao município de Conceição do Coité, cujo nome era Retiro Velho, hoje um dos bairros da cidade. Segundo o aposentado Antonio Nascimento Lima, 83 anos, residente no bairro Retiro Velho, na época existia um pé de cajazeira onde eram comercializadas carnes, ou seja, funcionava como açougue e logo surgiram algumas mulheres com barracas de verduras aos domingos. “Vi todo esse crescimento, acompanhei o surgimento do centro da cidade”, falou Seu Tonho, como é conhecido o aposentado.
Bastante lúcido, Tonho, assistiu a missa ao lado do genro Paulo Lima e lembrou ao CN que em 1951 passou a chamar Retirolândia. Em 1953 foi transformado em Distrito pertencente à Conceição do Coité e emancipado através da Lei nº 1.752 de 27 de julho de 1962.
Entre aqueles que exerceram os mandatos de prefeito apenas Adelídio Martins dos Santos, prefeito por três mandatos, participou da celebração. Dos que exerceram a função de vice, apenas Arlânio Martins dos Santos (2013-2016), foi à missa.
Atualmente o município é administrado pelo Social Cristã Alivanaldo Martins dos Santos, conhecido por Vonte do Merim e o vice-prefeito é o comunista Noé Silvestre, ambos marcaram presença.
Ao CN, Vonte disse que, apesar das dificuldades que o país vem enfrentando, tem administrado com muita responsabilidade e avaliou positivamente sua gestão com destaques para ações que vem melhorando a vida das pessoas e obras de infra-estrutura a exemplo do asfaltamento das ruas centrais da cidade em parceria com o governo do estado.
Ele também lembrou que tem se esforçado nos sistemas de abastecimento d’água na zona rural preparando as comunidades para os períodos de seca, “sempre uma realidade entre nós, apesar do bom tempo que estamos vivendo”, concluiu o chefe do executivo de Retirolândia.
No final houve uma confraternização em frente à igreja com um bolo simbolizando a data.
Redação CN