A Feira da Agricultura Familiar, Economia Solidária e Reforma Agrária do Território do Sisal (FEIRAFES) chega este ano a sua décima edição e é promovida pela Fundação de Apoio à Agricultura Familiar do Semiárido da Bahia (FATRES) e parceria da Prefeitura Municipal de Valente e tem o apoio das Organizações Sociais do Semiárido e Governo do Estado da Bahia.
O evento já faz parte do calendário baiano e reúne expositores de vários territórios de identidade da Bahia, com destaque para o Sisal onde está localizado o município anfitrião Valente, Bacia do Jacuípe, Portal do Sertão e Piemonte da Diamantina.
A abertura aconteceu na Casa da Cultura Brasil na manhã desta sexta-feira, 09, e a formação da mesa contou com lideranças dos movimentos sociais com destaque para Urbano Carvalho coordenador geral da FATRES, prefeito municipal, Marcos Adriano, deputados estaduais Alex da Piatã, Rosemberg Pinto e Osni Cardoso, suplente de deputada estadual Elisangela Araújo, senador Jaques Wagner.
Josias Gomes titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e Wilson Dias da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) Wilson Dias, ambos com atuação direta no setor da Agricultura Familiar representaram o Governo do Estado, além de José Paulo Crisóstomo representando a Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda (SETRE).
Urbano Carvalho fez a abertura dando boas vindas a todos participantes e agradeceu a cada parceiro que contribuíram para realização da 10ª Feira, que segundo ele, representa um marco na melhoria de vida das pessoas do território do sisal. Ele elogiou o prefeito Marcos Adriano (PSDB) que mesmo tendo as ideias contrárias politicamente tem sido bastante aberto para conversar e facilitar o apoio por parte do município, pois, segundo ele a feira esteve ameaçada de não acontecer e reconheceu a importante parceria com o gestor municipal.
Em entrevista para o Calila Notícias, Urbano disse que não vai ser a crise que vai fazer parar a realização da Feira, e segundo ele mesmo assim tem crescido, inclusive imaginava que a feira do ano passado foi a maior, mas garante que está de 2019 já superou e diante desta evolução acredita que no ano que vem o espaço utilizado estará pequeno. “Tivemos esse ano procura de expositores de outros estados, com destaque para o pessoal da Embrapa lá de Pernambuco com alguns empreendimentos, tiveram também de Sergipe, Espírito Santo, Minas Gerais, e a gente ficou com medo de investir mais diante da dificuldade financeira que estamos passando”, afirmou o coordenador da Fatres.
Carvalho lamentou a falta de apoio por parte do Governo Federal que segundo ele pelo terceiro ano seguido não contribui com nenhum centavo – Ouça
Lideranças elogiaram o evento promovido pela FATRES
O secretário Josias Gomes enalteceu o trabalho da FATRES que mesmo encontrando barreiras continua mantendo uma feira que é destaque em todo estado.”Com o apoio das prefeituras e do Governo do Estado ela vai continuar crescendo, isso é muito bom e nós não temos como não apoiar, que aqui a gente expõe todos os produtos da agricultura familiar, produzidos no próprio território”, ressaltou.
Jaques Wagner ao chegar na área de feira já saiu visitando os stands e viu de perto a produção diversificada de cada expositor oriundo da agricultura familiar, destacou a geleia de umbu, a pimenta, cachaça da melhor qualidade, frutas, queijo a base de leite de cabra, “então, o que eu gosto de dizer ao pessoal que agricultura familiar é uma atividade de pequena dimensão, não é um agronegócio com 10, 20 mil hectares,mas o fato de ela ser familiar não quer dizer que a gente vai continuar fazendo agricultura familiar apenas a base de enxada, eu quero e trator, tecnologia, animal de boa qualidade, semente de boa qualidade, enfim, está bom mas ainda precisa melhorar”, afirmou o senador.
O prefeito Marcos Adriano disse que ficou muito satisfeito com a Feira, admitiu que é oposição ao Governo do Estado, mas não administra com reclamação. Apesar do apoio da Prefeitura, a FATRES é a grande responsável pela realização desse evento. Trata-se de um evento regional e queremos o nosso município crescendo mais.
O deputado Alex da Piatã destacou a mudança que aconteceu na Agricultura Familiar depois do projeto coordenador por Jaques Wagner então governador da Bahia. E classificou a Feirafes de extrema importância para região.
Rosemberg Pinto afirmou que a agricultura familiar é motivo de sobrevivência de homens e mulheres do território.
Já Osni Cardoso destacou que é a décima celebração da resistência da agricultura familiar.
A programação prosseguiu na parte da tarde com toda movimentação nos standes e Curso sobre o manejo de palma; prevenção e controle da cochonilha do carmin coordenado por Albany Lopes.
Apresentação da Máquina Desfibradora de Sisal (Faustino VII); Seminário Territorial Parceria Mais Forte; Palestra Magna “Fortalecimento da Agricultura Familiar e Convivência com o Semiárido – Ministrada por José Moacir dos Santos – Presidente do CONSEA-BA e Ritual Indígena.
A noite aconteceu Leilão de Caprinos e Ovinos e no palco teve shows com: Del Feliz Dieguinho DB, Xote Colado e Zicks.
Para hoje (10) às 08h haverá Cortejo Cultural do Samba da Ladeira – Circuito da Feirafes e no mesmo horário – Oficinas na Escola Abelha Encantada, Plenária de Reforma Agrária (Fatres e Muc) – Casa da Cultura e Produção de leite na Agricultura Familiar – Torneio Leiteiro de Caprinos.
As 09h30 – Julgamento de Animais – Caprinos e Ovinos no Circuito da Feira de Animais;
Atividades culturais diversas com samba de roda, repente, banda marcial, grupo de catinga de roda.
18h – Lançamento do Livro – Rosas do Sertão | Autoria José Vitor Rios
19h – Noite Cultural
Caciques do Nordeste, Abrigo Central, Priscila Goldini, Jô Camargo e Caio Nery
Redação CN | Fotos: Raimundo Mascarenhas