A Central de Regulação que consiste numa ‘organização’ para que o paciente seja transferido certo que vai chegar a um determinado hospital já com vaga de internamento assegurada, não tem sido visto com bons olhos pela grande parte dos baianos e a reclamação pela demora, muitas vezes pacientes pagando com a vida enquanto aguarda uma vaga, tem sido motivo de revolta nos quatro cantos do estado da Bahia.
O caso mais recente vem ocorrendo na cidade de Itiúba no centro Norte da Bahia onde uma família vem denunciando a demora para solucionar o problema de um aposentado de 70 anos que está internado no Hospital Municipal de Itiúba (HMI), necessitando de transferência considerada urgente e a espera já passa de duas semanas.
Revoltados com a situação, familiares do idoso Reginaldo Pereira Lopes, conhecido por Regi do Caminhão, procuraram a emissora de radio local Abelha Dourada para denunciar a precariedade do sistema da Central Estadual de Regulação do Governo do Estado da Bahia.
De acordo com o repórter Renilson Ramos,a filha do idoso, residente em São Paulo, conta que se sente impotente diante do atual cenário da saúde. “Estou indignada com essa regulação que a cada dia fica pior. Estou me sentindo inútil com essa situação. Já pensamos até em tirar ele por conta própria, mas pensamos bem, pois o pior pode acontecer no trajeto. Acho que nossos governantes deveriam se preocupar mais com essas situações da regulação”, pontua a filha do Idoso que sofreu uma fratura na clavícula. Por este motivo, teve que ser internado no hospital da cidade.
O agravamento do quadro de saúde do idoso levou a família a pedir ajuda para que o caso seja resolvido. A filha lembra que seu pai já tem a saúde frágil e espera conseguir uma vaga o quanto antes. “Espero que agora eles resolvam essa situação”, diz a filha.
Enquanto a solução do problema não vem, o Idoso segue internado no leito da unidade de saúde. A família de Regi está clamando a Secretária de Saúde do município e ao governador do Estado que tome providencias, pois ele pode não resistir. A família está disposta, caso não ocorra a transferência até segunda-feira, 19, mover uma ação na tentativa de conseguir a transferência.
CN | Informações de Renilson Ramos.