A Secretaria da Educação do Estado realizou, na segunda-feira (26), no auditório do órgão, em Salvador, o terceiro debate sobre progressão escolar da série intitulada “Caminhos da aprendizagem”. Nesta edição, a palestrante foi a professora Paula Louzano, diretora da Faculdade de Educação da Universidade Diego Portales (UPD) do Chile, que abordou a temática no panorama mundial. O encontro também contou com a participação de educadores, estudantes, gestores escolares, além de dirigentes e técnicos da Secretaria.
O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, participou do encontro e destacou a importância dos diálogos para o fortalecimento da educação pública da Bahia. “Temos conhecimento que alguns estados têm conseguido alcançar melhores resultados na aprendizagem dos estudantes e esse processo reflete no alcance das metas projetadas para o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de cada etapa da Educação Básica. Empenhamos em buscar melhorias para mudar o cenário da Bahia e, principalmente, da rede estadual, quanto aos resultados da aprendizagem dos estudantes. Sendo assim, a Secretaria da Educação instituiu pilares para a garantia do direito de aprender, que são Currículo, Formação, Acompanhamento e Avaliação”, afirmou.
A professora convidada Paula Louzano abordou de que forma o tema da progressão escolar é enfrentado em outros países. “O tema da reprovação é muito importante no Brasil, porque coloca uma questão sobre a qual é o nosso papel como professor. Se a gente acredita que todo mundo pode aprender, estamos falando como educador. Quando isso não está acontecendo, temos que parar para refletir sobre quais as estratégias que podemos utilizar para que todos os alunos aprendam”, destacou.
O encontro foi aberto pelas apresentações musicais dos estudantes Vitória Costa Pereira, Ângela Caroline Silva, Tayana Santos e Daniel Vitor Bezerra, do Colégio Estadual Josias de Almeida Melo, localizado no bairro de Plataforma, que estavam acompanhados do professor de Artes, Laércio Almeida, mestre em Música. Também participaram das discussões o professor licenciado em Matemática e diretor do Colégio Estadual Maria Bernadete Brandão, Clécio Roullet de Azevedo; a professora e coordenadora pedagógica do Colégio Estadual Governador Antônio Lomanto Junior, Márcia Simões; a professora licenciada em Geografia do Colégio Estadual Josias de Almeida Melo, Elizabrete Macedo Lima; e a estudante Bruna Reis Bento, do Colégio Estadual Governador Antônio Lomanto Junior.
Série de debates – Na série de debates sobre progressão escolar, já foram abordados assuntos como “Perspectiva histórica” e “Perspectiva ética e moral”, que fazem parte dos aspectos centrais da reprovação ou retenção escolar destacados nos encontros, que sempre contam com participações de formadores de opinião, pensadores, estudiosos, estudantes e profissionais da rede estadual de ensino da Bahia. A série continua no dia 3 de setembro, com professor Ítalo Dutra (UNICEF), que abordará sobre a “Perspectiva educacional”.
Fonte: Secom