O Bahia pôs fim no jejum de nunca ter vencido o Grêmio em Campeonato Brasileiro jogando em Porto Alegre. Na noite desta quarta-feira, 16, no duelo de 6 pontos, o Tricolor baiano não levou em consideração o time de Renato Gaúcho que mandou para campo sendo o que pretende colocar em campo na próxima quarta-feira, 23, contra o Flamengo no jogo de volta que vale vaga na final da Copa Libertadores.
Roger Machado colocou o Bahia para jogar da mesma forma que vem atuando, com marcação forte na defesa e saindo com grande arrancada nos contra-ataques, em todo jogo foram pelo menos quatro que poderiam ter melhor aproveitamento, mas não conseguia e muitas vezes o Grêmio voltava oferecendo perigo, mas a zaga muito consistente com a grande fase que atravessa o goleiro Douglas o empate aquela altura não era tão ruim.
Mas as mudanças de Roger surtiram grande efeito quando mandou Marco Antônio no lugar de Guerra e Artur Caíke no lugar de Gilberto e foi justamente eles dois que decidiram o jogo. Aos 41 Marco Antônio entra na área, driblou Geromel e Leo Moura e acabou sendo derrubado. Ele pede pênalti. Lance foi checado pelo VAR. Penalti confirmado, Artur Caíke cobrou com categoria sem chances para Paulo Victor.
Agora, os dois times estão igualados com 41 pontos, mas os gaúchos continuam à frente em 6º pelos critérios de desempate, saldo de gols. O Bahia em 7º continua firme em busca de uma vaga na Libertadores no ano que vem.