O Bahia entrou em campo na noite deste sábado, 12, para enfrentar o Fluminense no Maracanã em jogo válido pela 25ª rodada do Brasileirão e terminou derrotado por 2 a 0 e se mantém na oitava colocação, podendo cair uma posição caso o Athletico Paranaense vença o Flamengo na Arena da Baixada neste domingo.
O jogo no Maracanã pode se considerar um dos poucos que o treinador Roger Machado não foi feliz na montagem do time, quando escalou quatro volantes: Flávio, Gregore, Ronaldo e Guerra e não conseguiu produzir um bom futebol, sem contar com os desfalques de Artur Victor, Nino Paraíba e Moisés, três atletas considerados peças chave no apoio ao ataque. Machado colocou um volante para substituir Artur, Giovanni no lugar de Moisés que se contundiu contra o São Paulo e João Pedro no lugar de Nino que foi poupado.
O jogo
O Bahia bem que poderia ter saído na frente, mas Élber no primeiro ataque com apenas um minuto conseguiu perder um gol. João Pedro recebeu de Guerra na direita, invadiu a área e cruzou na medida para Élber. Completamente sozinho na pequena área, o atacante bateu torto por cima do travessão.
O jogo transcorreu sem que os goleiros tivessem muito trabalho, mas aos 18 minutos João Pedro cometeu uma penalidade infantil. Yony tabelou com Danielzinho, recebeu na frente e o lateral derrubou o jogador do Flu. O árbitro Heber Roberto Lopes próximo do lance apontou o pênalti. Nenê cobrou e abriu o placar.
Aos 31 Gilberto quase empatou o jogo. Giovanni escapou pela esquerda e rolou para Gilberto na área. O camisa 9 bate de primeira, Frazan, bem colocado, desviou e salvou o Fluminense.
O Bahia esteve bem em campo, mas não conseguia chegar com muita qualidade na última bola, o Fluminense que já administrava o placar passou a jogar nos contra-ataques na tentativa de ampliar o marcador, e conseguiu aos 44 minutos. Jogada Danielzinho com Wellington Nem, que dominou e rolou para João Pedro. De primeira, o garoto emendou uma bomba que bateu no travessão. No rebote, Danielzinho tocou de cabeça, Douglas se esticou, bateu na bola, mas não evitou o segundo do Fluminense. Fim do primeiro tempo com a vantagem do Flu por 2 gols.
Segundo tempo
O treinador do Bahia voltou com duas mudanças o que para muitos torcedores se tivesse iniciado o jogo daquela forma poderia ter um resultado melhor no jogo. Sacou dois volantes: Guerra e Ronaldo e colocou Lucca e Artur Kaíke e o Tricolor baiano começou um bombardeio incessante contra o gol de Muriel.
Arthur Caíke aos 2 minutos levou perigo, aos 3 minutos Flávio livre bateu colocado por cima do gol, aos 4 minutos com Gilberto que ganhou pelo alto de Frazan, saiu sozinho pela direita, invadiu a área e rolou para Lucca, sozinho. O camisa 11 bateu de primeira, a bola passou por Muriel, mas Gilberto o do Flu, em cima da linha, evitou o primeiro do Bahia.
Aos 9 minutos mais uma tentativa do Bahia. Gilberto saiu da área, levantou e achou Arthur Caíke. O camisa 77 vai estranho para a bola, não pega em cheio, e Muriel fica com a bola. Um minuto depois foi a vez de Élber livre dentro da área procurar o anglo do gol de Muriel que fez mais uma grande defesa em dois tempos.
Aja pressão para cima do Fluminense que só se defendia. Aos 11 João Pedro pela direita, levou para o meio e bateu de canhota da entrada da área. Muriel se esticou e faz outra grande defesa. O goleiro Douglas do Bahia não tinha feito nenhuma defesa no segundo tempo e viu o rival fechando o gol do outro lado. Gilberto do Flu perdeu bola boba no campo de defesa. Flávio saiu com a bola e achou Gilberto na direita. Na grande área, o camisa 9 soltou a bomba, e Muriel faz mais uma grande defesa aos 15 minutos.
O segundo tempo do Bahia era muito bom. O time de Roger Machado abafou o Fluminense, roubava bolas no campo de ataque, mas, não conseguia furar Muriel. São várias chances perdidas.
O Bahia exatamente na metade do segundo tempo deixou os bombardeios após o jogo parar por cerca de 3 minutos por um violento choque entre dois jogadores.
Aos 30 Rogério entrou no lugar de Élber na tentativa de retomar o bombardeio, mas não conseguiu e só levou grande perigo mesmo aos 46. Gilberto cruzou da direita, Arthur Caíke fechou pelo meio, se estica, mas não consegue empurrar para o gol vazio. O jogo terminou sem o Flu levar perigo no segundo tempo.
O Bahia que tinha ‘boa gordura’ está se acabado aos poucos, pois, são agora 3 jogos sem vencer, duas derrotas e um empate. Nesta rodada pode ainda se manter em oitavo, podendo perder uma posição apenas para Athletico Paranaense caso vença o Flamengo. Na próxima quarta terá uma nova pedreira quando vai a Porto Alegre enfrentar o Grêmio.
Redação CN | Globo Esporte