A seleção de Conceição do Coité segue firme e confiante na disputa de mais um Campeonato Intermunicipal e busca o quinto troféu da competição promovida pela Federação Bahiana de Futebol – FBF. Na tarde deste sábado, 09, o selecionado coiteense venceu a seleção de Quijingue de virada por 3 a 1 e agora está entre as quatro melhores.
O Jogo
Primeiro tempo – A partida começou pontualmente ás 15h numa tarde de sol forte e as duas equipes entraram certas de que uma vitória simples sobre adversária estaria com vaga garantida nas semifinais do Intermunicipal. E assim o jogo começou, bastante corrido e as duas equipes procurando o gol e quem saiu na frente foi Quijingue aos 9 minutos de jogo. Robinho cobrou falta pela esquerda e mandou na área, a bola passou por toda defesa coiteense e resvalou em Cassinho camisa 11 e tirou o goleiro Ravelli da jogada. 1 a 0 para a seleção quijinguense na primeira vez que chegou ao gol coiteense.
Um gol tão cedo deixou a torcida coiteense preocupada, pois, a seleção de Quijingue vinha fazendo um grande campeonato e não se retraiu, continuou em busca de ampliar o placar e teve chances para isto pelo menos duas vezes quando os seus atacantes saíram de cara com o gol e desperdiçaram, Coité até que esteve mais tempo com a bola, mas não conseguiu chegar com tanto perigo ao gol de Elielson.
A história do jogo começou a mudar aos 39 minutos quando numa cobrança de escanteio pela direita, o zagueiro Vinicius camisa 4 foi tentar marcar de cabeça, mas a bola caiu na perna esquerda dele que acertou de primeira no ângulo. Era o empate coiteense para o delírio da grande torcida e resultado da primeira etapa.
Segundo tempo – A etapa final começou muito parecido com o primeiro tempo, só que Coité esteve chegando com perigo mais cedo, Quijingue também não ficava sem chegar ao gol de Ravelli, mas quem se deu melhor mesmo foi o selecionado coiteense que chegou ao segundo gol aos 19 minutos. Cobrança de escanteio pela esquerda Ué Jacobina cabeceou e o goleiro só olhou a bola morrer no fundo. 2 a 1 e a festa da torcida.
O gol da virada deu mais empolgação ao selecionado coiteense e por outro lado deixou os quijinguenses mais desanimados e a ducha fria mesmo veio aos 30 quando o árbitro marcou uma penalidade a favor de Coité depois que a bola tocou na mão do zagueiro. Balotelli cobrou bem aos 31 e ampliou o marcador.
A partir do terceiro a seleção coiteense embora em alguns momentos tivesse buscado o quarto terminou mesmo com a vitória de 3 a 1 e agora é a segunda seleção que mais pontuou o que credencia a decidir a vaga para a grande final em casa.
A seleção coiteense que teve um início de certo modo desacreditada tendo tropeçado para equipes bem inferiores, conseguiu se superar e ao final da primeira fase já encerrou em primeiro lugar. Na segunda fase no mata-mata tinha pela frente a seleção de Ruy Barbosa e venceu os dois confrontos; na terceira pegou Camacan e também venceu as duas; nas oitavas de final tinha pela frente Conceição da Feira e após empatar fora de casa venceu diante de sua torcida. Nesta última fase das quartas de final enfrentou a boa seleção de Quijingue e assim como fez contra Conceição da Feira, garantiu o empate fora e decidiu em casa.
Agora só restam quatro seleções e Coité é a representante da região Norte-Nordeste do Estado super motivada e invicta nos confrontos de mata-mata, para buscar mais uma final e no confronto com Itamarajú, a mesma que eliminou Valente a equipe deve manter a mesma postura de conseguir um bom resultado fora e decidir em casa com mais tranquilidade.
Quijingue bom em campo e na torcida
A seleção de Quijingue pela primeira vez entrou na disputa do Intermunicipal e fez bonito na competição e para isso contou com apoio de sua torcida que se fez presente nos jogos em casa e fora. Para Coité a Prefeitura disponibilizou cinco ônibus e muitos outros torcedores vieram em carros de passeio e conseguiram se destacar na partida, principalmente com a grande vibração no primeiro tempo enquanto sua seleção esteve na frente do placar.
Mas essa mesma torcida que viveu momentos de felicidade no primeiro tempo, foi só revolta no segundo, e muitos chegaram a arremessar vaso de água mineral, latinhas de cerveja e refrigerante no gramado e o árbitro parou o jogo por duas vezes e o policiamento foi acionado. O pior que este episódio aconteceu também com alguns torcedores de Coité que na comemoração também arremessaram objetos.
A revolta da torcida foi, segundo ela, porque o árbitro prejudicou Quijingue “quando deixou de marcar um pênalti claro em Robinho”, quando vencia por 1 a 0, que a todo instante parou o jogo prejudicando a equipe. Enfim, a reclamação foi unânime na torcida quijinguense que avaliou como uma arbitragem tendenciosa que culminou na eliminação da equipe.
Os outros resultados deste sábado foram;
Itapetinga 3 x 1 Madre de Deus – Madre de Deus 0 x 5 no jogo de ida
Itamaraju 4 x 0 Saubara – Saubara 1 x 0 Itamaraju no jogo de ida
Santo Amaro 2 x 0 Porto Seguro – Porto Seguro 0 x 0 Santo Amaro no jogo de ida.