O Vitória precisava dos três pontos na noite desta terça-feira, 12, no Estádio Barradão para matematicamente se livrar do rebaixamento para Série C, mas conseguiu apenas o empate contra o CRB que ainda sonha com uma vaga no G4.
O Leão levou o primeiro gol no primeiro tempo, chegou ao empate no início do segundo, mas não teve muito tempo para comemorar quando levou o segundo e chegou novamente ao empate com gol de pênalti aos 30 do segundo tempo.O pênalti resultou também na expulsão do zagueiro do CRB Victor Ramos que teria desviado a bola com o braço numa cobrança de falta, como já tinha o amarelo o árbitro Marcelo Aparecido mandou para o chuveiro. O Vitória não aproveitou os 20 minutos finais com um jogador a mais para garantir o triunfo.
O jogo
Primeiro tempo – A ousadia do CRB como visitante nesta edição da Série B ficou comprovada logo no início da partida realizada no Barradão. Aos 12, Élton recebeu na entrada da área e chutou rasteiro. A bola desviou em Ramon antes de estufar as redes do goleiro Martín Rodríguez. Em desvantagem, o Vitória partiu para o ataque e ameaçou com Wesley e Anselmo Ramon. Rodrigo Andrade, em rebote de escanteio, exigiu boa defesa de Edson Mardden. A postura rubro-negra abriu espaço para os contragolpes. Porém, o Galo não conseguiu aproveitar os espaços.
Segundo tempo – Na tentativa de deixar o Vitória mais ofensivo, Geninho tirou o volante Rodrigo Andrade e colocou em campo o meia Felipe Gedoz. E o gol de empate veio justamente dos pés do camisa 10 rubro-negro. Ele aproveitou bola mal rebatida pela defesa do CRB e acertou um chutaço de fora da área aos 13 minutos. Mas o CRB tinha Léo Ceará, que recebeu passe de Alisson Farias, invadiu a área e chutou na saída de Martín para recolocar o time alagoano em vantagem aos 17.
O time baiano igualou o placar mais uma vez em cobrança de pênalti convertida por Thiago Carleto. No lance da penalidade, Victor Ramos foi expulso por colocar o braço na bola. Com um jogador a menos coube ao CRB pensar apenas em segurar o empate e se defendeu como pôde e teve a chance de vencer o jogo nos acréscimos. Willian Barbio viu a defesa do Vitória toda avançada e fez um lançamento em profundidade para Daniel Borges que ganhou na corrida e quando se aproximava da grande área para ficar de cara com o goleiro recebeu falta por tras cometida pelo lateral Van que recebeu o cartão vermelho direto e um fato raro, recebeu o abraço dos colegas e o aplauso da torcida por entenderem que sua atitude foi determinante para o time não sair derrotado de campo.
A falta era muito perigosa, o próprio Daniel Borges bateu muito forte e Martín Rodríguez espalma para escanteio. O Vitória ainda fez outras investidas mas não conseguiu a virada.
Classificação
O Vitória poderia encaminhar a permanência na Série B nesta noite, mas ainda segue com chances matemáticas de cair de divisão. O Rubro-Negro tem 42 pontos, na 13ª colocação. Já o CRB, com 51 pontos, ficou a seis pontos do Atlético-GO, que ocupa a 4ª posição.
O Leão mais uma vez contou com tropeços de equipes que estão ali próximo ao Z4. O Brasil de Pelotas perdeu em casa para o Coritiba e o Oeste também em seus domínios foi goleado pelo Atlético de Goiás. O Brasil tem um ponto na frente do Vitória e o Oeste tem dois a menos.
Próxima rodada
O Vitória abre a 36ª rodada na sexta-feira, às 17h (de Brasília), quando visita o América-MG no Independência. O CRB só entra em campo no sábado, às 16h30, para encarar a Ponte Preta no estádio Rei Pelé.