Respondendo aos questionamentos dos consumidores pela falta de regularidade no abastecimento de água nas cidade de Serrinha, Coité, Lamarão, Biritinga, Barrocas, e outras abastecimentos pelos 17 poços localizados na cidade de Biritinga-BA, a Empresa Baiana de Aguas e Saneamento – EMBASA informa que tem sido “em função de sucessivas quedas de tensão e interrupções no fornecimento de energia elétrica, por parte da Coelba, aos poços que fornecem água para a região.
Ainda de acordo com a Embasa, com as oscilações de energia, os equipamentos que bombeiam a água dos 17 poços artesianos da região param e o volume distribuído, consequentemente, também se reduz. A Embasa já solicitou à Coelba que normalize o fornecimento de energia. Mas, enquanto isso não ocorre, vem adotando medidas para assegurar a continuidade do abastecimento e pede a todos os moradores dos municípios afetados que economizem a água.
“Com o aumento das temperaturas e do consumo das famílias por causa do calor, a pressão, ou seja, a força da água na rede de distribuição cai, prejudicando a chegada do líquido tratado nas torneiras, especialmente nos pontos mais distantes da rede de abastecimento”, explica o engenheiro da Embasa, José Euzébio Ferreira.
“Todos os poços do Sistema Integrado de Abastecimento de Serrinha/Coité estão em operação, funcionando na capacidade máxima. Mas se faltar energia ou houver queda na tensão da rede elétrica, o sistema pode parar de operar. Quando a qualidade da energia fornecida pela Coelba for normalizada, conseguiremos restabelecer o regime de abastecimento nos sete municípios”, acredita o gerente da Unidade Regional da Embasa, Euvaldo dos Santos Neto.
CN | Informações ASCOM Embasa