A grande maioria dos municípios que compõe a Diocese de Serrinha são do Território do Sisal, porém a padroeira Nossa Senhora da Conceição é reverenciada em apenas dois deles: Coité e Araci, no entanto a quantidade de paroquias aumenta na diocese, quando parte para outros dois territórios de identidade, Bacia do Jacuípe onde Conceição é santa padroeira de Riachão do Jacuípe e Gavião e no território Semiárido Nordeste II no município de Euclides da Cunha somando 5 paroquias.
O Calila Notícias mostrou a grande festa em Coité no encerramento do novenário e também esteve presente no encerramento da festa em Araci e na oportunidade entrevistou o padre Theófanes Fechine de Holanda, conhecido como padre Theo que resumiu a história da chegada da imagem da Santa ao município há exatamente 160 anos.
Segundo o religioso em 1849 foi proclamado o dogman da Imaculada Nossa Senhora da Conceição, “então cinco anos depois a imagem é trazida para Araci onde entra na cidade no carro de boi e com o povo aclamando e naquele ocasião foi proclamada como padroeira oficial de Araci”, afimou o padre.
O pároco disse que a imagem é a mesma que chegou no carro de boi e que durante todo esse tempo o que se sabe é que passou por apenas uma restauração há cerca de 10 anos e pequenos reparos foram feitos. Ele ressalta que a coroa em prata foi danificada e só resta uma parte que está guardada. “A gente vem tentando encontrar fotos antigas para a gente restaurar esta coroa”, disse o líder religioso.
Vale ressaltar que padre Theo é quem preside a Paróquia, no entanto passou por cirurgia e vem se recuperando e segundo ele praticamente não atuou diretamente da maior festa do calendário católico do município, mas encontrou forças para celebrar a missa no último dia do novenário.
Padre Theo que em 2 de fevereiro do ano que vem vai completar 6 anos na condição de pároco de Araci, tendo atuando antes em Santaluz na Paróquia de Santa Luzia e Coité onde começou seu trabalho na região.
Redação CN * Fotos: Teones Araújo