Faltando apenas 3 dias para encerrar o ano 2019, sendo que apenas um é útil, ou seja, a próxima segunda-feira, 30, os servidores da Educação do Município de São Domingos no território do sisal fazem apelo ao prefeito para que ele faça valer o que é de direito de todos e realize o pagamento do 13º salario.
Segundo nota da APLB/Sindicato,”numa clara demonstração de descaso com a educação e descumprimento dos direitos dos trabalhadores, o prefeito Izaque Júnior, gestor dos recursos públicos da cidade de São Domingos, não pagou o 13º salário da categoria da Educação, (professores efetivos, merendeiras, secretários escolares, serventes, porteiros e demais funcionários das escolas). A Aplb Sindicato, Núcleo Municipal, já fez diversos contatos com a atual gestão, mas a resposta obtida é que não há recursos para honrar com os pagamentos a que têm direito os servidores”.
Ainda de acordo com a APLB, a categoria já havia alertado insistentemente o prefeito Izaque Jr. antes da situação crítica se instaurar, devido ao excessivo gasto na folha, não haveria possibilidade de sustentar os compromissos que são obrigação da instituição, porque era perceptível que a grande quantidade de funcionários contratados, iria implicar no esgotamento de recursos financeiros para cumprir o compromisso com os servidores efetivos.
O Sindicato afirma ainda, que a partir do mês de outubro, começou o atraso no pagamento de salário de alguns servidores. ”
O sindicato reitera, a título de informação aos seus associados, que o prefeito foi procurado na última sexta-feira dia 27, no horário de expediente, na Prefeitura Municipal e não foi encontrado. “O que motivou a procura foi exigir garantias de que, com recursos previstos para serem creditados no final deste mês, a gestão municipal honrasse com o pagamento do 13º e do salário do mês de dezembro”, finaliza a nota.